Prefeitura anuncia aumento da frota, faixas exclusivas de ônibus e viagens de 15 minutos
A Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou algumas ações para melhorar o serviço de transporte coletivo urbano.
Uma das promessas é a ampliação da frota, que em 2019, por conta da pandemia, foi reduzida para 72 ônibus e agora já está com 123 veículos. Além de maior quantidade, a substituição de veículos antigos também trouxe aos usuários mais qualidade no serviço. Muitas linhas também foram redimensionadas para atender melhor a determinadas áreas da cidade, evitando retenções demoradas.
PROJETO ‘CONQUISTA 15’
O projeto “Conquista 15” pretende assegurar que o trajeto de qualquer bairro até o centro seja feito em até 15 minutos. Para isso, serão implantadas faixas exclusivas de ônibus nos principais corredores de ônibus da cidade.
A primeira faixa exclusiva será na Rua Siqueira Campos, onde já foram realizados os testes necessários. De acordo com estudos da Semob, 39 ônibus transportam 13,7 mil pessoas por essa via diariamente, e em breve, passarão a ter muito mais agilidade para completar os 880 metros do percurso. O objetivo é, em uma segunda etapa, expandir a experiência das faixas exclusivas até a Uesb.
As faixas exclusivas também permitirão a implantação de mais uma novidade: o ônibus articulado, com 22 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros. Esta semana, a Semob fez um teste de circulação com o veículo, no percurso da Estação Herzem Gusmão até a Uesb, para verificar a trafegabilidade nas vias do trajeto. O teste comprovou que o ônibus articulado pode trafegar pelas ruas do centro e, na segunda-feira (14), ele entra em operação experimental transportando passageiros.