Projeto na Câmara quer obrigar que ônibus interestaduais que tenham visor que mostre velocidade para os passageiros

Movimento de volta do feriado na rodoferroviária.
Movimento de volta do feriado na rodoferroviária.

 

Um tipo de dispositivo que já é presente em diversos ônibus urbanos poderá ser obrigatório em todos os ônibus rodoviários do País em linhas interestaduais e internacionais: visores no salão dos passageiros que mostram em tempo real a velocidade do veículo.

A Câmara Federal analisa o projeto de Lei 264/21 que obriga as empresas de ônibus cujas linhas são gerenciadas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a instalem estes equipamentos.

Por meio de nota da Agência Câmara, o parlamentar disse que o visor é um mecanismo simples e eficiente para o passageiro verificar se o motorista está respeitando os limites da via e denunciar os casos de excesso de velocidade.

“O dispositivo proporcionará ao consumidor o registro das irregularidades, por qualquer meio, mesmo que de maneira visual, possibilitando até a parada do veículo nos postos rodoviários de fiscalização”, disse Lucena, segundo a nota.

Perto do equipamento devem ser afixados os números de telefone do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do estado, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da empresa de ônibus para o passageiro reclamar ou denunciar excesso de velocidade.

O projeto ainda está em tramitação.

Veja na íntegra:

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas