Após denúncias veiculadas pelo Blog do Caique Santos sobre dificuldades na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio da Rede SAC, emitiu uma nota esclarecendo que o serviço está funcionando normalmente, mas reconhecendo a alta demanda pelo documento.
Para atender melhor a população, o órgão anunciou uma série de medidas para ampliar a oferta de atendimentos.
Medidas anunciadas
De acordo com a Saeb, diversas ações estão sendo adotadas para facilitar o acesso à CIN, incluindo:
✅ Atendimento itinerante em escolas estaduais, com quase 5 mil documentos emitidos desde janeiro de 2025;
✅ Parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para atender cidadãos em vulnerabilidade;
✅ Abertura de postos no interior aos sábados exclusivamente para emissão da CIN;
✅ Ampliação do horário de atendimento em dois grandes shoppings de Salvador, com previsão de expansão para outros dois centros comerciais.
Demanda alta e falta de retirada dos documentos
A secretaria reforçou que a grande procura se deve ao fato de a CIN ser uma novidade e de emissão gratuita. No entanto, ressaltou que o antigo RG ainda é válido até 2032, o que permite que a substituição do documento seja feita gradualmente. Outro dado preocupante apresentado foi o número de documentos prontos que não foram retirados: mais de 50 mil CINs estão esquecidas nos postos do SAC em toda a Bahia.
O que é necessário para tirar a CIN?
Para solicitar o novo documento, o cidadão precisa apresentar a certidão de nascimento ou estado civil atualizada (original ou cópia autenticada). A CIN tem como número único o CPF e pode incluir informações como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e até condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências. O documento também permite a inclusão do nome social e possui versão digital disponível no GOV.BR três dias após a impressão.
Sobre as denúncias de que funcionários do SAC facilitam vagas para agendamento para conhecidos, o SAC não comentou.
O Blog do Caique Santos segue acompanhando a situação e ouvindo a população sobre a eficácia dessas ações.