Saiba melhor horário para ver o Eclipse em Vitória da Conquista e os cuidados; Vídeo mostra como será
Depois de quase 30 anos, um eclipse solar anular será apreciado por brasileiros neste sábado (14). O fenômeno astronômico, formado quando a lua fica em frente ao sol, fazendo sombra em determinadas regiões da Terra, é raro e só acontecerá novamente 12 de setembro de 2034.
Em Vitória da Conquista, de acordo com o site Time anda Date, o eclipse começara às 16h48 e terá a duração de 2 horas e 8 minutos.
VEJA SIMULAÇÃO DE COMO SERÁ O ECLIPSE
CUIDADOS:
Para apreciar o eclipse sem comprometer a saúde dos olhos, o professor Marcus Paiva e o analista de sistemas Mark Mesquita dizem que pode ser usado um filtro de vidro soldador nº 14 ou superior, que pode ser adquirido em lojas de material de construção ou pela internet.
Em entrevista ao Byte, o presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Helio Jaques Rocha-Pinto, explica que o modo mais seguro para a observação deste fenômeno é através de filtros especiais para eclipses, que foram adaptados no formato de óculos.
“Esses filtros eliminam uma fração substancial da radiação solar, tanto no ultravioleta, quanto no visível e infravermelho. Infelizmente não são vendidos diretamente no Brasil. Algumas pessoas se anteciparam e importaram óculos assim, e tem vendido pela internet ou distribuído em grupos de astronomia amadora”, disse o presidente da SAB.
Caso a observação do céu ocorra com o uso de equipamentos, eles também precisam ter filtros adequados, alerta o astrônomo.
“De modo algum uma luneta ou binóculo pode ser apontado para o sol se a pessoa tiver um olho na ocular do equipamento, isso queimaria sua córnea em segundos”.
Observar o Sol diretamente sem proteção adequada pode acarretar sérias consequências para a vista de uma pessoa, alerta Marcelo Cavalcante Costa, oftalmologista e especialista em retina da Maternidade São Luiz Star.
“A exposição os raios solares pode causar danos oculares permanentes devido à intensa luz e ao calor. A retina, em particular, é vulnerável, podendo sofrer queimaduras que resultam em uma condição conhecida como retinopatia solar”, diz o oftalmologista.
“A retinopatia solar pode levar a perda de visão central, deixar a visão embaçada e até mesmo a cegueira permanente”, afirma Costa.
- O que não usar em nenhuma circunstância para ver eclipses
- Óculos escuros;
- Vidro fumaçado;
- Negativo de fotografia;
- Disquete.
“Óculos de sol normais, por mais escuros que sejam, não são seguros para ver o Sol. Os visualizadores solares seguros são milhares de vezes mais escuros e devem cumprir o padrão internacional ISO 12312-2”, recomenda a Nasa em um artigo oficial.
A agência norte-americana também alerta para que não se olhe para o Sol através de lentes de câmera, telescópio, binóculos ou qualquer outro dispositivo óptico enquanto estiver usando óculos para eclipse ou um visualizador solar portátil.
“Os raios solares concentrados queimarão o filtro e causarão lesões oculares graves”.
Fonte: Terra
O eclise poderá ser acompanhado ao vivo pelo vídeo abaixo: