Prefeitura de Vitória da Conquista participa de Encontro Estadual da Busca Ativa Vacinal
O Encontro Estadual da Busca Ativa Vacinal (BAV), realizado na quarta (18) e quinta (19), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, reuniu representantes de 55 municípios baianos que aderiram ao Selo Unicef, a fim de discutir estratégias para ampliar a cobertura vacinal em seus territórios. O evento faz parte das atividades relativas ao Resultado Sistêmico 1: Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância. A participação de Vitória da Conquista foi agendada para o segundo dia do evento, com a presença de Laís Pinheiro, articuladora local do Selo Unicef, e Mariana Matos, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também responsável pela coordenação operacional da BAV.
A programação do evento incluiu participações de pessoas com experiência na abordagem e na aplicação prática do tema, a exemplo da enfermeira e epidemiologista Tatiana Galleguillos, que é especialista em Imunização, mestre em Saúde Coletiva e doutora em Educação. Outra participante foi Valderez Aragão, consultora do Selo Unicef para o Resultado Sistêmico 1 e integrante da equipe do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC).
Conforme explicou Laís Pinheiro, o Resultado Sistêmico 1 tem como foco a implementação de serviços básicos de qualidade, ofertados para crianças de até seis anos de idade. “Mas também implementa as ações que o município de Vitória da Conquista já vem realizando, sobretudo no que diz respeito à busca ativa vacinal”, ressaltou a articuladora, que destacou ainda a importância de que as políticas públicas de educação, saúde e assistência social aconteçam de forma intersetorial.”Assim, vamos garantir que as famílias e as crianças tenham garantidos os seus direitos, através das ações realizadas pelo Selo Unicef nos territórios dos municípios”, defendeu.
Mariana Matos mencionou as várias etapas cumpridas pelo município desde que aderiu à BAV, no final de 2022. “Passamos pela adesão da Prefeitura, por momentos de treinamento e cadastramento e, agora, estamos no momento de territorialização do município, para que a gente consiga dar início ao primeiro alerta, que é o objetivo dessa plataforma”, explicou a coordenadora de Imunização. “Este evento foi super importante para que tudo o que a gente já tem tido conhecimento, até o momento, fosse multiplicado. Tivemos contato com pessoas importantíssimas dentro do Selo Unicef”, complementou Mariana.
Tatiana Galleguillos afirmou ter visto engajamento entre os participantes do evento. “Toda a dedicação e o compromisso já se mostram no fato de todos eles estarem aqui. Foi muito bom, porque tínhamos pessoas das áreas da saúde, da educação e da assistência social, o que significa que isso já potencializa para que os municípios comecem a se engajar e a fazer um trabalho intersetorial”, comentou a palestrante.
Já Valderez Aragão considerou o encontro “extremamente rico”, pelo fato de os municípios poderem expor as dificuldades que vêm enfrentando nas tentativas de fazer cumprir o Resultado Sistêmico 1, assim como também tiveram oportunidade de mostrar as conquistas que tiveram. “Essa troca com os municípios é extremamente rica, a fim de que eles percebam entre si que é possível, com os recursos locais, ativar bastante a busca ativa vacinal e melhorar as coberturas vacinais. É um direito da criança estar protegida das doenças, especialmente das imunopreveníveis”, avaliou a consultora do Selo Unicef.
Conquista no Selo Unicef
Vitória da Conquista está entre os 236 municípios baianos que trabalham para garantir a certificação do Selo Unicef. Em todo o Brasil, são 2.023 municípios de 18 estados. O Selo Unicef, que já foi alcançado pelo município em dois quadriênios consecutivos (2013-2016 e 2017-2020), é uma iniciativa do Unicef para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Qualquer município que optar por aderir ao Selo se compromete a melhorar as políticas públicas em sete áreas que, de acordo com a nomenclatura usual do Unicef, são chamadas de Resultados Sistêmicos. São os seguintes: 1) desenvolvimento infantil na primeira infância; 2) educação de qualidade para todos; 3) hábitos de higiene e acesso à água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; 4) oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; 5) desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década de vida; 6) prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; e 7) proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais.
PRODUÇÃO, TEXTO E FOTOS: SECOM/PMVC
Para saber mais sobre as atividades relativas à busca pelo Selo Unicef, clique no link abaixo: