Vacina VSR

O principal objetivo é reduzir hospitalizações e a necessidade de UTI de crianças menores de dois anos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como bronquiolite e pneumonia. Em 2024 e 2025, o VSR representou grande parte dos casos de síndromes respiratórias, e afetou principalmente bebês menores de seis meses. A gestante imunizada produz anticorpos que são transferidos para o bebê pela placenta.

Mulheres a partir da 28ª semana de gravidez, aproximadamente sete meses, devem procurar as unidades básicas de saúde com cartão pré-natal, relatório médico, exame ou encaminhamento profissional para comprovar a idade gestacional e receber a dose do imunizante. A vacina exige dose única, mas deve ser repetida a cada nova gestação.

A coordenadora de Imunização, Katarina Fontes, ressaltou a importância da vacina: “A vacinação contra o VSR é fundamental para proteger os bebês nos primeiros meses de vida, período em que eles estão mais vulneráveis. A imunização das gestantes é uma estratégia muito importante, quando a mãe recebe a vacina, ela produz anticorpos e transfere essa proteção diretamente para o bebê, que já nasce protegido desde o primeiro dia”.