(Reportagem Blog do Giorlando Lima)
A violência explode em Vitória da Conquista. Giovana dos Santos, conhecida como Geozinha, moradora do bairro Miro Cairo, foi perseguida pelo assassino em meio à multidão naFeira do Rolo, no Bairro Brasil, e alvejada com um tiro no ouvido. Segundo o blog BlitzConquista, Geozinha estava na Feira do Rolo vendendo uma moto.
Tem mais, muito mais. Marcos Vinicius, 20 anos, morto a facadas dentro de casa no bairro Patagônia. Juraci Silva Santos, 37 anos, encontrado morto com perfurações de bala em um carro no anel viário. Diego Magalhães Santos, conhecido como Diego “Pé de Pato”, morto a tiros na Pedra, local onde são negociados carros usados. Kelly de Jesus, 34 anos, moradora do bairro Guarany, encontrada morta a tiros nas imediações do Distrito Industrial. No decorrer da semana ainda aconteceriam mais quatro homicídios e dois foram baleados.
Roque Pires Souza Filho, de idade não informada, é baleado no Ibirapuera e hospitalizado em estado grave, no dia 27. Marcos Teixeira Dutra, 47 anos, ex-presidiário, é executado em casa, na Urbis V, no dia 29. Antônio Marcos Lima, 16 anos, e Anderson Souza de Oliveira, 14 anos, ambos de Caraíbas, foram assassinados no bairro Nossa Senhora Aparecida, na Sexta da Paixão, 30. No mesmo dia já havia sido morto, com quatro tiros, o adolescente até agora identificado apenas como Jadson, de 16 anos, e Maicon Rodrigues Oliveira, 22 anos, que foi baleado na porta de casa, no bairro Ibirapuera, socorrido pelo SAMU 192, mas morreu no hospital no dia seguinte. Outro baleado, Gerson Almeida de Jesus, 26 anos, recebeu um tiro no braço.
No dia 29, para aumentar a lista de mortos por decorrência do tráfico de drogas, o indivíduo de prenome Charles, identificado como traficante, reagiu atirando à chegada da Polícia Militar em uma abordagem e acabou baleado e morto, no bairro Kadija. Com estes casos, todos ocorridos entre a segunda-feira, 26, e o dia 31, sábado, o mês de março passava a ser o mais violento de todos os tempos em Vitória da Conquista.
Os números desta violência em Vitória da Conquista – e na Bahia – são mantidos em segredo desde agosto do ano passado. Ordem expressa do secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, proibiu delegados e agentes de fornecer informações atuais à imprensa. Para chegar aos números desta matéria, o BLOG pesquisou nos demais blogs da cidade, a exemplo do blog do Anderson, blog do Leo Santos e Blitz Conquista, com destaque para o blog do Rodrigo Ferraz, onde todas as notícias de assassinatos são confirmadas mais de uma vez, sem contestação da Polícia Civil.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO BLOG DO GIORLANDO LIMA