Três colégios paticulares de Vitória da Conquista recebem ameaça de massacre nesta quinta-feira (29)
Colégios Oficina, Sesi e Dinâmico, todos particulares, receberam ameaças de ataques terroristas nesta quinta-feira (29). Até o momento não se sabe se foi um plano orquestrado ou efeito “cascata” desencadeado por boatos nas redes sociais.
Das três instituições citadas, nossa reportagem foi ao Colégio Oficina e Sesi. No Oficina a informação foi confirmada, mas a direção afirmou em nota que tudo não passsou de uma “brincadeira de mau gosto”. No Sesi, a direção não quis receber nossa reportagem, mas flagramos diversos pais indo buscar seus filhos e estes confirmaram que foram por conta da ameaça.
No caso do Colégio Dinâmico, a informação nos foi passada agora à noite, por uma professora que ministra reforço escolar para 02 alunos de lá. “Disseram que a escola comunicou ontem que tinham avisado sobre a suposta ameaça, mas que não havia razão para alarme, porém hoje seria a data do tal massacre e muitos alunos ficaram nervosos e outros optaram em não ir ao colégio”.
Nós tentamos entrar em contato com o colégio agora a noite, mas não conseguimos.
Leia na íntegra a nota do Colégio Oficina:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Foi encontrado um caderno contendo uma mensagem de um possível ataque à escola. Ao tomar conhecimento do fato, nossa equipe rapidamente iniciou uma investigação interna e entendeu, sobretudo pelo modo como a mensagem foi deixada, que se tratava de uma brincadeira de extremo mal gosto, considerando, inclusive, o mal-estar coletivo que gerou.
Motivada pelos recentes acontecimentos no cenário da educação da Bahia – e levando ao extremo a responsabilidade social que tem -, a Direção do Colégio Oficina tomou as providências cabíveis para o momento, comunicando o fato às autoridades policiais, solicitou proteção nos arredores da escola, triplicou o contingente de segurança na área interna da instituição e orientou toda a equipe técnica, de professores e disciplinar no sentido de diminuir o fluxo de estudantes nas áreas de convivência, monitorando corredores, pátios, salas e banheiros.
Mesmo seguros de nossas ações e certos de que foi uma brincadeira de péssimo gosto, a força do boato foi maior e, devido ao mal-estar causado em toda a comunidade escolar, resolvemos suspender as aulas de hoje, retornando as atividades regulares amanhã, sexta-feira (30).
Seguimos apurando com profundidade a ocorrência para localizarmos os responsáveis pelo acontecimento e realizarmos as medidas cabíveis. Os desdobramentos de ações como esta são inaceitáveis para nós.
Pedimos desculpas pelo desconforto gerado pelo boato e reafirmamos que tudo está sendo feito para manter a tranquilidade da escola.