A Unimed Sudoeste notificou a Associação dos Docentes da UESB – ADUSB – de sua decisão unilateral de rescindir o contrato de prestação de serviços médicos e hospitalares (plano de saúde) existente entre as partes, dentro do prazo de 60 dias a contar da data de notificação que foi no último 18 de janeiro.
A Adusb chama a atenção para o fato de que a Direção da Unimed Sudoeste optou por enviar a notificação em período de férias docentes e das secretarias da Adusb, sem nenhum tipo de diálogo prévio com a Diretoria da Adusb.
Em reunião com representantes dos professores, a Direção da Unimed Sudoeste reiterou o caráter irrevogável de sua decisão unilateral de rescisão imotivada do contrato/plano, alegando que o plano de saúde se tornou financeiramente insustentável por estar causando prejuízos à operadora.
No dia 18 de março, os usuários do plano de saúde poderão solicitar, individualmente, a portabilidade do plano atual para outros planos, da própria Unimed Sudoeste, ou de outra empresa, ficando a negociação de condições, coberturas, valores e demais termos sob a responsabilidade individual, única e exclusiva de cada usuário, conforme a legislação.
Conforme condições unilaterais apresentadas pela Direção da Unimed Sudoeste na reunião do dia 25/01/2024, existe a possibilidade de celebração de novo contrato entre a Adusb e a Unimed Sudoeste, contudo, sob condições e coberturas rebaixadas, com valores que, segundo avaliações, podem aumentar 50% ou mais em relação ao plano atual, ainda com a inclusão de coparticipação.
“Lamentamos profundamente que os interesses do capital e do lucro se coloquem acima da preservação de vidas, numa perspectiva equivocada, que busca mercantilizar a saúde de milhares de pessoas. Lamentamos também que a Unimed Sudoeste não tenha buscado um diálogo prévio e tenha se mostrado inflexível em relação ao processo de rescisão e ao prazo determinado. Entendemos a delicadeza da situação e nos empenharemos em buscar, de forma coletiva e classista, os melhores encaminhamentos nesta conjuntura tão complexa”, disse nota da Adusb.