Unimed Sudoeste garante que clientes não serão afetados por descredenciamento do Samur e IBR
A Unimed do Sudoeste garante que o descredenciamento dos hospitais IBR e SAMUR não afetará a demanda de atendimento de seus clientes em Vitória da Conquista e região. Em coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira (16), o diretor presidente, Liomar Leal, acompanhado do vice presidente, Uagnis Silva e da diretora superintendente, Joane Mascarenhas, prestaram diversos esclarecimentos.
Em entrevista ao nosso blog, o Dr. Liomar Leal afirmou que os serviços necessários aos clientes foram buscados nas próprias unidades e em outros hospitais. “Médicos e cirurgiões trabalham em vários hospitais, logo o profissional de preferência do usuário, pode ser encontrados em outras unidades”, disse.
Leal, queixou-se de um processo de desinformação propagado nas redes sociais. “Quando tem uma novidade, as pessoas só pegam umas coisas que a gente acha negativa. Claro que dois grandes prestadores descredenciados é um baque para todo mundo, inclusive foi para nós, entretanto, a Unimed se preparou para qualquer possibilidade, para dar o atendimento que estes hospitais oferecem”.
O presidente da Unimed Sudoeste, disse ainda que apesar de dois prontos socorros terem sido descrendenciados, matematicamente, a demanda de médicos atendendo clientes, aumentou. Leal explicou que no IBR e Samur, 02 médicos atendiam pacientes Unimed, usuários de outros planos e algumas vezes até do SUS, “mas agora nós temos 02 médicos no Hospital Andro, exclusivos para clientes Unimed, matematicamente, a demanda de médicos atendendo clientes aumentou”, raciocinou.
UTI NEONATAL
Questionado por nossa reportagem sobre a demanda de UTI neonatal, um dos problemas mais graves no interior da Bahia, Dr. Leal afirmou que a demanda desse tipo de serviço, por parte dos clientes Unimed Sudoeste, não é alta, e que não faltam profissionais e equipamentos para o caso de qualquer necessidade.
“Temos estudos que apotam que para cada 1000 nascidos, existe a necessidade de uma vaga de UTI neonatal. A gente teria que ter todos os usuários da Unimed tendo bebês, para termos 40 pacientes no mês, então, o volume é muito baixo”, ponderou.
Ainda de acordo com o médico presidente, os filhos dos pacientes não ficam desassistidos. “Nós compramos 05 leitos de UTI neonatal, que são os berços apropriados, que teriam em qualquer UTI. Contratamos 01 intensivista e 01 fisioterapeuta neonatologistas, para ficarem de sobreaviso. Toda a nossa equipe de enfermagem é treinada para cuidar deste tipo de criança. Além disso, compramos respiradores e todos os materiais que teriam em qualquer UTI do país. A diferença, é que a UTI teria equipe em plantão presencial 24 horas por dia, e eles, estão de sobreaviso. Em um parto de uma criança prematura extrema, a equipe é chamada e vai ter o primeiro atendimento”, disse.
Na coletiva de imprensa, a direção falou sobre as dificuldades causadas pela carência de médicos para algumas especialidades e os que não querem atender via planos de saúde.
A Unimed Sudoeste citou ainda, benefícios aos seus clientes, como atendimento para crianças especiais, atendimento domiciliar, tele atendimento, ambulância exclusiva, UTI aérea, urgência e emergência em todos o país, além de 151 hospitais próprios e 29 mil colaboradores.
OUÇA ABAIXO A ENTREVISTA EXCLUSIVA DO DR. LIOMAR LEAL AO BLOG DO CAIQUE SANTOS.