Ação é fundamental para o meio ambiente
Na última quarta (17), técnicos que operam os equipamentos da medição estiveram nas garagens das duas empresas responsáveis pelo transporte coletivo na cidade. A ação é mais que uma contribuição para o meio ambiente: com o diagnóstico e os índices em mãos, as empresas conseguem identificar problemas mecânicos nos veículos, evitando maiores prejuízos.
Em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, o programa Despoluir realiza a cada 90 dias a avaliação veicular ambiental da frota que integra o transporte coletivo urbano. O objetivo é medir os índices de emissão de gases poluentes dos veículos movidos a diesel.
Após aferir a emissão dos gases, o veículo recebe um selo de aprovação válido por 90 dias, caso o índice esteja dentro do limite aceitável. Em caso de reprovação, o Despoluir emite um relatório com recomendações para que a empresa proprietária o submeta a uma manutenção. Ao fim do serviço, a equipe é novamente chamada para verificar se os ajustes técnicos foram feitos.
O Despoluir atua junto ao setor de transportes em todo o país. Ele foi criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Em âmbito regional, está ligado à Federação das Empresas de Transportes dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase).