Prefeitos e Secretários de Turismo de 13 cidades se reuniram na última terça-feira (29) no auditório do Clube Rio Contense na cidade de Rio de Contas – Bahia, para finalizarem a construção do Projeto de Cooperação Intermunicipal denominado Hub Turismo – RotaSul.
A primeira apresentação do Plano ocorreu em Vitória da Conquista, no dia 23 de fevereiro deste ano, contando com a adesão inicial das cidades de Conquista, Ibicoara e Mucugê. De lá para cá, diversas reuniões aconteceram em diferentes cidades da Chapada Diamantina e contaram com a participação de prefeitos, secretários de governo, empresários e gestores de entidades comerciais e turísticas.
A proposta do Hub Turismo – RotaSul visa descentralizar a porta de entrada única do turismo da Chapada Diamantina, pelo Município de Lençóis (Centro Norte do Estado), para um portal bem mais acessível geograficamente e economicamente para quem vem do Centro Sul da Bahia, Sudeste e Centro Oeste do Brasil; através do novo e moderno Aeroporto Glauber Rocha de Vitória da Conquista.
Essa nova porta de entrada para a Chapada Diamantina aumentará substancialmente o fluxo turístico nas cidades, o giro financeiro, a geração de emprego e renda através de uma estratégia de Inteligência de Mercado e Marketing de Destino.
O estado da Bahia é identificado nacional e mundialmente como manancial de turismo litorâneo; assim, o Hub Turismo – RotaSul ampliará a disponibilização de alternativas turísticas, que cada vez mais crescem no interesse da população, como o Ecoturismo, Turismo de Aventura,
Cultural, Esportivo, Rural e de Charme.
As cidades participantes do encontro desta semana (Vitória da Conquista, Rio de Contas, Mucugê, Ibicoara, Érico Cardoso, Barra da Estiva, Iramaia, Paramirim, Piatã, Boninal, Palmeiras, Dom Basílio e Abaira) se reunirão no próximo dia 12 de Abril, em Mucugê, para assinarem o Termo de Compromisso e Adesão ao Programa Hub Turismo-RotaSul.
Sérgio Magalhães, Coordenador Técnico do Hub Turismo – RotaSul, está otimista com o cronograma de implantação deste que é, acima de tudo, um Projeto de Estratégia Midiática e Comercial que visa estabelecer um Novo Marketing de Destino que abrangerá desde a porta de entrada – Vitória da Conquista – até o último município interessado em aderir a um futuro turístico de resultados econômicos imensuráveis.
Léo Pereira – Assessor de Comunicação
Jornalista (MTB 42.115/SP)