Vitória da Conquista: Criança de 3 anos precisa de transferência urgente do HGVC para hospital especializado em neurocirurgia
A pequena Aylla Curcino Pinheiro, de 3 anos, vive um drama que muitas outras crianças de Vitória da Conquista vem sofrendo nos últimos anos. Precisa urgentemente ser transferida do Hospital Geral de Vitória da Conquista – HGVC – mas entrou para a temida fila da regulação da Secretaria de Saúde da Bahia – SESAB.
Aylla é portadora congênita de mielomeningocele, um defeito na coluna vertebral e medula espinhal, que acontece nas primeiras semanas de gestação. Além disso, também tem hidrocefalia. A pequena precisa fazer uma cirurgia na coluna, por conta de uma cifoescoliose, um desvio duplo posterior e lateral da coluna vertebral, que vem causando prejuízos posturais, quadros infecciosos e desenvolvimento de uma úlcera de pressão.
Aylla ainda corre o risco de futuros quadros respiratórios, devido à complexidade da cifoescoliose.
Infelizmente, a equipe de neurocirurgia do HGVC não possui capacidade técnica para abordagem cirúrgica e os pais estão aflitos, à espera que a regulação encontre o mais rápido possível, um lugar especializado para realizar a intervenção cirúrgica.
A família, através da Defensoria Pública, já conseguiu na Justiça uma liminar, que obriga os entes da Federação, a tomarem as providências para internar a criança em um hospital que realize o procedimento, ainda que seja particular. No entanto, desde o dia 20 deste mês, o poder público desrespeita a decisão judicial.
“No relatório o médico pede urgência. O Juiz deferiu a liminar e o governo tinha até sexta-feira passada, dia 20, para conseguir a vaga de Aylla, mas não tivemos até agora nenhuma resposta da Regulação, apenas recebemos a informação de que o Hospital Martagão Gesteira pediu que alterasse no relatório médico de neurocirurgia para ortopedia para ver se a entrada dela fica mais fácil no hospital, mas até o momento a gente não tem uma outra resposta além dessa”, relata a mãe, Amanda Cursino
A família é aqui da cidade de Vitória da Conquista e reside no bairro Vila América.
*ATUALIZAÇÃO DA MATÉRIA EM 25 DE JANEIRO, 19H21*
Na tarde desta quarta, Aylla foi transferida para o Hospital Roberto Santos em Salvador.