Em sua primeira manifestação pública após o resultado das eleições municipais de Vitória da Conquista na noite deste domingo, o candidato Waldenor Pereira (PT) agradeceu aos seus eleitores, mas não reconheceu a vitória de Sheila Lemos. “Agradecemos cada voto de confiança e cada desejo por mudar Conquista depositado nas urnas, neste domingo. O resultado, no entanto, está sub-judice. Eu, Luciana, todos os apoiadores e partidos aliados reforçamos o nosso compromisso com a justiça e a democracia. Continuaremos trabalhando e lutando para fazer de Conquista uma cidade para todos”, escreveu em sua rede social.
A atual prefeita de Vitória da Conquista que obteve 58,83% dos votos, Sheila Lemos, enfrenta um cenário incerto nas eleições de 2024, uma vez que sua candidatura está marcada como sub judice. Isso significa que seu registro de candidatura está sendo contestado judicialmente, resultando em um processo que pode influenciar a continuidade de sua administração.
Sheila Lemos, que já ocupa o cargo desde 2021, foi declarada inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) devido a uma ação da Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV). A alegação central é que sua recondução ao cargo representaria uma violação da alternância de poder, considerando que sua mãe, Irma Lemos, também já exerceu a presidência da prefeitura.
A decisão do TRE-BA não é definitiva, e Sheila vai recorrer. Enquanto isso, a situação deixa a população em suspense, com a possibilidade de novas eleições caso a decisão judicial a favor da inelegibilidade se mantenha. A expectativa agora gira em torno do desfecho desse processo e como ele pode impactar a política local e a eleição em Vitória da Conquista.
Em entrevista a Band Conquista, Sheila comentou sobre a situação jurídica em que os votos recebidos continuam anulados até seu recurso contra a decisão do TRE-BA ser julgado pelo TSE, Sheila se mostrou confiante. “Eu tenho certeza da nossa vitória, ganhamos hoje nas urnas, vamos ganhar também na Justiça, confio na Justiça brasileira, todos os precedentes já analisados pelo TSE, jurisprudências, estão a meu favor, então tenho certeza que vamos reverter a votação do TRE no TSE e logo estaremos aí consagrada, reeleita prefeita de Vitória da Conquista”, afirmou