Pais pedem ajuda para a pediatria do hospital São Vicente em Vitória da Conquista
Uma mãe entrou em contato com nossa redação na noite desta sexta-feira (31) desesperada com a lotação da pediatria do Hospital São Vicente.
Confira abaixo a mensagem
A assessoria do Hospital São Vicente (Santa Casa), confirmou que uma criança teve parada cardíaca e veio à óbito, “infelizmente, chegou do Povoada da Estiva já em estado muito grave e foi prontamente atendida por dois médicos”.
Na semana passada, o Secretário municipal de saúde, Vinícius Rodrigues, convocou uma reunião emergencial no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com representantes das unidades que atendem crianças (Hospital Esaú Matos, UPA e São Vicente). O objetivo foi definir uma ação emergencial, que deve acontecer no período de 30 dias, e a elaboração de um fluxo de atendimentos de crianças, a fim de diminuir a sobrecarga nas alas de pediatria dos hospitais.
De acordo com o secretário, foi percebido que grande parte da lotação das emergências das unidades está relacionada com pacientes de municípios circunvizinhos que são vêm buscar atendimento em Vitória da Conquista. “Nós temos a nossa demanda, que já é grande, e as demandas dos municípios ao redor, e isso sobrecarrega a nossa rede, exigindo da gente a reação. Fizemos essa reunião emergencial, para definir o fluxo e divulgar para toda a população nos próximos dias”, explicou Vinícius.
Esse aumento do número de casos de crianças com doenças respiratórias é acontecimento sazonal, comum nesta época do ano. “Existe até um pouco de antecipação dessa sazonalidade agora e isso também tem relação com o comportamento viral pós-pandemia, existem estudos publicados sobre isso. Essa epidemiologia já era esperada para esse ano, mas o volume de atendimento que está sobrecarregando as unidades hospitalares é o que, de fato, pesa sobre essa decisão emergencial”, complementou o secretário.
Estado em alerta
Na terça-feira (28), a Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já havia emitido um alerta sobre o crescimento dos casos de síndromes respiratórias em todo o estado da Bahia, principalmente em crianças que estão sendo hospitalizadas.
A orientação é de que a população deve adotar cuidados específicos para evitar complicações, como as pneumonias. Em casos de quadros sugestivos para doenças respiratórias, é necessário buscar, inicialmente, atendimento na unidade básica de saúde de referência para avaliação médica e, em casos graves, procurar a emergência hospitalar.
Com informações da Secom/Pmvc