![](https://blogdocaiquesantos.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Magno.webp)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O agente da Polícia Federal (PF) Rogério Magno de Almeida Medeiros, preso preventivamente em 23 de dezembro de 2024 durante a segunda fase da Operação Overclean, possui um histórico de atuação em cargos públicos na Bahia, especialmente durante gestões do Partido dos Trabalhadores (PT).
Carreira na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA)
Rogério Magno exerceu o cargo de Superintendente de Inteligência da SSP-BA durante os governos de Jaques Wagner e Rui Costa, ambos do PT. Sua nomeação ocorreu em 2011, permanecendo na função até 2020. Durante esse período, foi responsável por coordenar ações de inteligência no estado, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de segurança pública.
Exoneração após Operação Faroeste
Em 31 de outubro de 2020, Rogério Magno foi exonerado do cargo pelo então governador Rui Costa, após ser citado na Operação Faroeste, que investigava um esquema de venda de sentenças judiciais na Bahia. Embora não tenha sido formalmente acusado, sua menção na operação levou ao afastamento preventivo de suas funções na SSP-BA.
Prisão na Operação Overclean
A Operação Overclean, deflagrada pela PF, visa desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Durante as investigações, Rogério Magno foi acusado de repassar “informações sensíveis” aos investigados, incluindo a identificação de agentes federais envolvidos em diligências sigilosas. Além dele, foram presos o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro Neto, o secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, Lucas Dias, e o lobista Carlos André, apontado como operador do grupo.
A operação é a mesma que já prendeu o empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, e o vereador eleito Francisco Nascimento, primo do líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA).
Fontes: Sou da Bahia, Bahia.ba e Metrópoles