Apagão teria sido causado por sobrecarga no CE e “outra ocorrência”; PF vai investigar
O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira (PSD-MG) explicou que o apagão que afetou o país nesta terça-feira (15/8) foi causado por um “evento” no Ceará. Outra ocorrência concomitante ainda não foi descartada.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entregará um relatório em até 48 horas sobre o ocorrido.
“Houve uma sobrecarga em uma linha de transmissão do Ceará, o que fez com que o sistema entrasse em colapso naquela região. A ONS agiu, modulou a carga da energia que estava chegando para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e foi o que fez com que alguns lugares tivessem perda energética, mostrando a velocidade da resposta que foi dada”, afirmou Silveira.
O titular da pasta destacou, ainda, que o evento desta terça não está relacionado à geração de energia do país. Silveira acionou o Ministério de Justiça e Segurança Pública para que a Polícia Federal (PF) investigue também o fato.
Segundo o ONS, o apagão afetou 25 estados e o Distrito Federal. Apenas o estado de Roraima não foi afetado pela falta de energia porque não está interligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
A falta de energia causou transtornos em diversas regiões, com a paralisação do transporte público, suspensão de aulas em escolas e o desligamento de semáforos.
Bahia
A suspensão da energia elétrica ocorreu às 8h31, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a retomada começou por volta das 10h20. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), 30% dos clientes já tiveram serviço restabelecido.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão nacional ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e que 6 mil dos 16 mil Megawatt já foram recompostos.
Fonte: Metrópoles