Um dispositivo eletrônico com uma câmara presa ao fardamento dos policiais é uma das novidades tecnológicas que será usada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para garantir a segurança dos foliões neste Carnaval. O equipamento, chamado ‘body worn’, vai oferecer uma maior fiscalização do que acontece dentro da festa.
“Ainda estamos em fase de teste, começamos a usar na Lavagem do Bonfim e outras festas. No Carnaval, vamos utilizar em algumas patrulhas que atuarão em determinadas áreas de risco. As imagens serão lançadas em tempo real para os nossos centros de operações. Isso faz com que a polícia tenha uma reação mais imediata”, declarou o secretário da pasta, Maurício Barbosa, na manhã desta terça-feira (6), durante apresentação das ações da SSP para o Carnaval, no Hotel Fiesta, no Itaigara.
Drones
Outra novidade tecnológica da SSP para este Carnaval é o uso de drones. Serão oito, ao todo. “A gente já dispõe do uso de drones em algumas unidades. Serão usados para a identificação, em áreas suspeitas e de maior risco, de substâncias entorpecentes e atividade específica, que é o uso de drones não autorizados e por pessoas desabilitadas. Esses equipamentos podem também gerar insegurança para a população”, declarou o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
Ele disse que os equipamentos serão mantidos após o Carnaval. “Vamos montar uma central, uma unidade destacada de drones, não só para fazer o patrulhamento junto à Polícia Militar, mas também ajudando na investigação da Polícia Civil e do Serviço de Inteligência (SI)”, disse Barbosa. (Correio*)