A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a 1ª dose de vacina contra a Covid-19 para as crianças está suspensa desde o dia 11 de março. De acordo com a SMS, o município já solicitou ao Governo do Estado a reposição de vacina para esse público, mas ainda não foi dada nenhuma previsão de envio.
Ainda de acordo com a prefeitura, nesta segunda-feira (21), apenas 2.000 doses de vacina destinadas à 3ª dose para adultos estarão disponíveis nos postos da área urbana, sendo que 1.000 doses serão direcionadas à zona rural.
Crianças e adolescentes – Para a vacinação infantil, terá apenas a 2ª dose da Coronavac para as crianças de 6 a 11 anos, e a 2ª dose da Pfizer de 5 a 11 anos, com retorno marcado até o dia 22 de março, nas unidades de saúde Dr. João Melo Filho (Bairro Ibirapuera), Dr. Admário Santos (Bairro Brasil), Nestor Guimarães (Bairro Jurema) e Panorama. Na unidade Régis Pacheco, a vacinação será de 8h às 17h30, sem intervalo para o almoço
Para os público juvenil, haverá a 1ª dose para os adolescentes ainda não vacinados ou a 2ª dose, com retorno agendado até o dia 23 de março, nas unidades Jardim Valéria I, Morada dos Pássaros, Solange Hortélio (Urbis II) e Conveima. Os pais ou responsáveis devem acompanhar os adolescentes durante a vacinação.
Adultos – A 3ª dose será para os adultos que tomaram a 2ª dose até o dia 22 de novembro de 2021, nas unidades Urbis V, Pedrinhas, Dr. Hugo de Castro (Bairro Guarani), Vila Serrana, Patagônia, Bruno Bacelar e Miro Cairo. Na unidade Urbis VI a vacinação ocorre somente no vespertino, de 13h às 16h. Cada uma dessas unidades recebeu 200 doses e a vacinação vai durar até o fim do estoque e ainda não há previsão para reabastecimento, pois o estoque da Rede de Frio foi totalmente distribuído.
Para os adultos que não tomaram a 1ª dose ou precisam tomar a 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz ou Coronavac/Butantan, com retorno agendado até o dia 23 de março, a vacinação será apenas na unidade de saúde Nossa Senhora Aparecida. A 2ª dose da Pfizer, com a mesma data de retorno, estará disponível nas unidades de saúde Solange Hortélio (Urbis II), Jardim Valéria I e Conveima.
Imunossuprimidos, gestantes e puérperas – Nas unidades Jardim Valéria I, Morada dos Pássaros, Solange Hortélio e Conveima, haverá a 4ª dose para os imunossuprimidos que tenham tomado a 3ª até o dia 22 de novembro (intervalo de quatro meses); 3ª dose para aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 23 de janeiro (intervalo de 56 dias); e 1ª ou 2ª dose os imunocomprometidos que ainda não se vacinaram.
Também nessas unidades as gestantes e puérperas poderão se vacinar com a 1ª dose, 2ª dose com retorno agendado até o dia 23 de março, ou 3ª dose para aquelas que completaram o esquema vacinal com duas doses até o dia 22 de outubro (intervalo de cinco meses).
Para esses três grupos, além da documentação pessoal, são exigidos também os documentos de comprovação.