
Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves,
O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia-SINSPEB, entrou com uma representação junto à Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista, contra o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia e o Diretor do Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves, pelo fato destes quererem implantar um setor de isolamento para apenados com sintomas ou positivados com coronavírus no Conjunto Penal Nilton Gonçalves de Vitória da Conquista.
De acordo com os servidores penitenciários, o Nilton Gonçalves mal tem condições de custodiar os presos que já abriga, quanto mais receber contaminados com a COVID-19 vindos de outro conjunto penal Os policiais penais argumentam ainda que o isolamento que a proposta da SEAP é que o isolamento no Nilton Gonçalves sirva também para presos do Conjunto Penal de Vitória da Conquista que é uma Unidade terceirizada.
O SINSPEB afirma que entrou em contato também com a Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Ordem dos Advogados do Estado da Bahia visando resguardar a saúde e a segurança dos Policiais Penais e demais servidores do Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves.
Os representantes do SINSPEB aproveitaram a oportunidade de ida ao CPANG e entregaram máscaras e protetores faciais para todos os Policiais Penais e Servidores.
O SINSPEB cobra veementemente a Superintendência de Ressocialização Sustentável, informações acerca dos insumos como materiais de limpeza, álcool gel 70%, protetores faciais, máscaras, dentre outros, que foram doados para as Unidades Prisionais pelo Departamento Penitenciário Nacional-DEPEN há mais de 60 dias e que ainda não estão sendo disponibilizados.
O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia-SINSPEB, não aceita que assim como ocorreu no Conjunto Penal de Feira de Santana, os policiais penais, profissionais de saúde, terceirizados e apenados do CPANG tenham suas vidas e saúde postas em ricos. Por isso, os representantes do Sindicato estão desde ontem (27/07/2020), em Vitória da Conquista para apoiar e reiterar o compromisso de resguardar a saúde e a segurança dos seus filiados, como também para lutar por melhores condições de trabalho.
Nossa reportagem está entrando em contato com a SEAP e a direção do Nilton Gonçalves para ouvir os outros lados da situação.
Aguardem atualizações.