Cerca de um milhão de pessoas, distribuídas em aproximadamente 265 mil imóveis do sudoeste da Bahia, na área atendida pela regional de Vitória da Conquista, passaram a contar com um novo sistema, mais moderno, para emissão e entrega das contas de água e esgoto da Embasa. De acordo com a EMBASA, nesse modelo, os leituristas utilizam um microcoletor portátil conectado a uma impressora manual para registrar o consumo no hidrômetro do imóvel e emitir a conta na hora, entregando-a imediatamente ao consumidor.

Foto: Mauri Azevêdo
A inovação agiliza o processo, reduzindo atrasos e evitando extravios, além de permitir que os usuários acompanhem e verifiquem a leitura de consumo no momento em que recebem a fatura. É importante que os consumidores observem o período de leitura indicado na conta, que corresponde aos 30 dias anteriores à data de emissão, além de conferir o dia da leitura e a data de vencimento, geralmente prevista para o mês seguinte.
Segundo Manoel Marques, gerente regional da Embasa, o sistema facilita o planejamento financeiro dos consumidores, permitindo que eles programem os pagamentos com maior antecedência. Ele também destaca que “a leitura e entrega simultânea das faturas aumentam a segurança das informações, garantindo que, ao final de um ano, sejam emitidas 12 contas, correspondendo aos meses do período.”