Governo lança serviço online para que famílias verifiquem se podem receber o ‘Bolsa Presença’

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou o sistema de atualização cadastral SIADIANTE para permitir que as famílias de estudantes da rede estadual, inscritas no CadÚnico e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, verifiquem se são elegíveis para receber o benefício do Programa Bolsa Presença, ou se o benefício já foi aprovado. Para isso, basta acessar http://siadiante.educacao.ba.gov.br/bolsapresenca e inserir o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento do estudante ou responsável pelo CadÚnico. O SIADIANTE é atualizado todo dia 15 de cada mês.
O NIS pode ser encontrado no Cartão Cidadão, cartão do Bolsa Família, Carteira de Trabalho ou no aplicativo do CadÚnico. Se a família não for elegível ao programa, o próprio sistema informará o motivo e fornecerá as orientações necessárias. Caso o cadastro da família não seja encontrado, recomenda-se a atualização dos dados cadastrais do estudante na escola e no CadÚnico. Para saber se sua família está cadastrada no CadÚnico, acesse https://cadunico.dataprev.gov.br.
Cada família beneficiada pelo Bolsa Presença receberá R$ 150 por mês, acrescido de R$ 50 a partir do segundo aluno matriculado, para garantir sua permanência na escola. A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela escola em que o aluno está matriculado, à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela escola, visando orientar o acompanhamento pedagógico, e à atualização dos dados cadastrais da família e do aluno na escola e no CadÚnico.
Para dúvidas e mais informações, acesse os canais da Ouvidoria da SEC, por meio do telefone 0800 284 0011 ou pelo e-mail [email protected].