Foi celebrada neste domingo (15), no espaço de eventos Mediterrâneo, a festa em honra à Padroeira de Vitória da Conquista, Nossa Senhora das Vitórias. A prefeita Sheila Lemos acompanhou a celebração junto ao presidente da Câmara de Vereadores, Luís Carlos Dudé e do presidente do partido Democratas, ACM Neto.
A festa em comemoração à padroeira teve como tema: “São José, esposo de Maria, pai amado”. Diferente do ano anterior, as celebrações do novenário à padroeira puderam ser acompanhadas presencialmente por um número maior de pessoas, embora ainda com o agendamento antecipado na Diocese, como cumprimento das medidas restritivas da pandemia Covid-19.
A prefeita acompanhou ainda a procissão que percorreu em cortejo vários bairros da cidade. “Hoje é um dia muito importante para nós no qual pedimos muita sabedoria e que no próximo ano possamos comemorar o Dia de Nossa Senhora das Vitórias com uma grande festa e uma grande procissão em Vitória da Conquista sem a pandemia”, declara Sheila.
O arcebispo diocesano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes, saudou a prefeita e as demais autoridades e ressaltou a importância da vacinação e dos cuidados com a pandemia. “Reunidos e com saúde em tempo de pandemia, agradecemos a Deus esta possibilidade de celebrar nossa ação de graças neste espaço. Vitória da Conquista vem sendo abençoada por Maria Santíssima, tão bem escolhida pelos antepassados. Pedimos à Nossa Senhora que abençoe o trabalho da prefeita à frente da Prefeitura Municipal”, afirma Dom Josafá.
Intérpretes de Libras da Prefeitura prestaram apoio à festa da Padroeira – A equipe da Central de Interpretação de Libras (CIL), mantida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem levado acessibilidade aos fiéis surdos ou com deficiência auditiva que acompanham de casa o novenário da padroeira de Vitória da Conquista, Nossa Senhora das Vitórias. Duas intérpretes fazem com que a mensagem que é transmitida durante a celebração eucarística seja compreendida pela comunidade surda.