‘Grito dos Excluídos’ não participa do Desfile de 7 de Setembro em Conquista
O tradicional desfile do ‘Grito dos Excluídos’, não passou pela avenida e nem em frente ao palanque oficial, mesmo estando na programação do 7 de Setembro de Vitória da Conquista. Nossa reportagem entrou em contato com o ativista Herberson Sonka, do MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, questionando a ausência da ala. Sonka informou que a decisão ocorreu para evitar algum tipo de confronto entre militantes da esquerda e os apoiadores do Presidente Bolsonaro.
Sonka disse ainda que o ‘Grito dos Excluídos’ não faz parte da organização da Prefeitura, ainda que este ano a SMED tenha colocado a ala na programação oficial. “A gente não faz parte e nunca quis fazer parte da programação oficial da Prefeitura, por isso que a gente não quis sair. O Grito dos Excluídos é um movimento da sociedade, teve posição crítica no governo do PT e agora não iria ceder a um governo que nós consideramos de extrema direita, bolsonarista”, disse.
De acordo com Sonka, devido “ao nível de agressividade do chamado bolsonarismo”, os líderes do movimento acharam melhor não expor a militância a algum tipo de agressão “porque iria dar problema”, afirmou. “Fizemos uma ato isolado menor, não queríamos que transformassem o Grito dos Excluídos na campanha eleitoral de Waldenor, Zé Raimundo, de Fabrício, de ninguém. A gente queria um movimento social e acabou indo só militante, por isso foi um movimento menor, mas teve sim”, explicou.
Foto: Arquivo 2021 do BCS – Evento realizado na Sá Barreto