HGVC reconhece superlotação e volta a salientar falta de assistência nas unidades municipais
A direção do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) divulgou nota nesta segunda-feira (03|) negando a informação de que haveria “pacientes espalhados pelo chão do hospital de base como animais”, conforme divulgada por um site.
“De fato, há uma grande demanda para a unidade, o que gera superlotação. Esse problema está relacionado principalmente à necessidade de acolher pacientes que apresentam um perfil clínico que é indicativo de tratamento em unidades municipais de baixa complexidade. A falta da devida assistência nessas unidades leva os pacientes a buscar atendimento no HGVC”, disse.
A direção do HGVC afirma que busca cooperação e apoio das autoridades locais e regionais para encontrar soluções que possam aliviar a sobrecarga do HGVC diante dessa crescente demanda.
A assessoria de imprensa disse ainda que uma foto que circula, de uma pessoa deitada no chão, não é do HGVC.
Veja o vídeo que motivou a nota
Fonte: Arquivos Mundial:
Confira a íntegra da nota:
A afirmação de que haveria “pacientes espalhados pelo chão do hospital de base como animais”, divulgada por um site, não procede. O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) busca prestar assistência a todos os pacientes com perfil clínico de alta complexidade, tanto para Vitória da Conquista quanto para os outros municípios da região.
De fato, há uma grande demanda para a unidade, o que gera superlotação. Esse problema está relacionado principalmente à necessidade de acolher pacientes que apresentam um perfil clínico que é indicativo de tratamento em unidades municipais de baixa complexidade. A falta da devida assistência nessas unidades leva os pacientes a buscar atendimento no HGVC.
Salientamos ainda que a foto de uma pessoa deitada no chão não é do HGVC. Publicar uma imagem sem fornecer informações precisas sobre sua origem e contexto pode levar a interpretações equivocadas por parte do público, gerando desinformação e ansiedade desnecessária. A falta de contextualização compromete a integridade da informação.
O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) reitera sua política quanto à divulgação de vídeos que violem a privacidade das pessoas. Comprometidos com a segurança e respeito aos pacientes e servidores, não autorizamos qualquer divulgação que possa ferir esses princípios éticos.
Ciente dos desafios enfrentados, a direção do CHVC está trabalhando no intuito de otimizar a situação. Ao mesmo tempo, busca cooperação e apoio das autoridades locais e regionais para encontrar soluções que possam aliviar a sobrecarga do HGVC diante dessa crescente demanda.
A Direção Geral do CHVC está ciente da superlotação e reitera que sua prioridade máxima é o compromisso de salvar vidas, tendo como foco o atendimento ao paciente. Informamos que em torno de 95% dos pacientes que chegam a nossa UPA são de Vitória da Conquista e, destes, aproximadamente 64% poderiam ser atendidos em postos de saúde municipal ou outras unidades hospitalares locais. Apesar das adversidades, a direção do CHVC não esconde a superlotação e assegura que todos os pacientes estão sendo atendidos por uma equipe comprometida.
O objetivo é salvar vidas e proporcionar o melhor atendimento possível a cada indivíduo que chega à unidade. Sabemos que o Estado da Bahia está fazendo a sua parte e muito mais para ajudar a todos, independente de cores partidárias e está aberto a dialogar com os municípios para que cada um possa se comprometer com suas responsabilidades.