Investigação: Falsa médica presa em Conquista forjou a própria morte, diz delegado
A falsa médica presa em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, forjou a própria morte e falsificou uma certidão de óbito, em setembro deste ano, segundo informações do delegado Odilson Pereira, responsável pelas investigações.
Leiliana Cerqueira Vidal foi detida na sexta-feira, 10, enquanto realizava atendimentos de pediatria em uma clínica. Neste sábado, 11, a prisão decretada inicialmente em flagrante foi convertida em preventiva, conforme a Polícia Civil.
Segundo o delegado, a verificação do documento será feita na segunda-feira, 13, e caso tenha sido registrada a morte da suspeita, ele vai solicitar que o atestado de óbito seja anulado.
A certidão informa que Leiliana morreu em 8 de setembro de 2023, às 19h03, em decorrência de “AVC hemorrágico, hipertensial arterial e parestesia total”. O registro oficial foi feito seis dias depois, constando que a suposta falecida não deixou bens, nem herdeiros.
“Ela assinava como falsa médica e declarou o óbito dela própria. Ela nos informou que a finalidade era para que depois a defesa apresentasse o atestado de óbito informando a morte nos processos em que ela já respondia pelos mesmos crimes”, disse o delegado.
Ver essa foto no Instagram
A INVESTIGAÇÃO
Após uma denúncia do Conselho Regional de Medicina (CREMEB) a cerca de 30 (trinta) dias e de acordo com as investigações, uma mulher falsificou um diploma de médico, um RG e a Carteira do CREMEB de outra médica, que era devidamente cadastrada e qualificada para exercer a profissão e passou a solicitar contratos em diversos hospitais e clínicas de Vitória da Conquista, logrando êxito em alguns.
A acusada atendia como PEDIATRA, colocando em risco a vida e a saúde de crianças. Na hora do flagrante, ela estava em atendimento de uma criança. Ela foi presa por Estelionato, Falsidade de Documento Público, e Falsa Identidade.
A falsa médica na realidade é enfermeira formada na cidade de Jequié/BA.
No mês de agosto foi presa pelo mesmo crime na cidade de Tanhaçu/BA. De acordo com o preposto da clínica onde a falsa médica foi presa, em um mês ela atendia aproximadamente 200 (duzentas) crianças. Ela foi encaminhada ao Presídio onde ficará à disposição da justiça.
OPERAÇÃO HIPÓCRATES – A Operação faz alusão a Hipócrates que foi considerado o pai da medicina e em seu juramento prometeu solenemente consagrar a sua vida a serviço da saúde das pessoas.
Nota do Cremeb
“O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa que a prisão da falsa médica contou com a colaboração da sua Representação Regional no Sudoeste, localizada em Vitória da Conquista. O representante da regional recebeu uma denúncia sobre uma possível falsa médica e encaminhou as informações à polícia, que é a autoridade competente para investigar esse tipo de ocorrência. Ratificamos que essa prisão não foi a primeira a contar com a ajuda do Conselho, que está vigilante a fim de coibir o exercício ilegal da medicina. Em tempo, agradecemos a atuação e parceria da polícia.
Como forma de coibir esse tipo de prática criminosa, o Cremeb disponibiliza em seu portal uma ferramenta gratuita de consulta de médicos. Nela, além das informações como nome, tipo de inscrição, situação e especialidade, a ferramenta disponibiliza a foto do profissional. Por fim, conclamamos os médicos e a população em geral a denunciarem casos de falsos médicos, enviando o máximo de informações sobre a suspeita para o e-mail [email protected], além de acionar a polícia através do número 190.”