No dia em que mais uma pessoa morre de Covid-19 (02 em 48 horas), 79 novos casos são confirmados e a taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 96%, o prefeito Herzem Gusmão divulgou um vídeo culpando o governo Rui Costa pela lotação das UTI´s e afirmando que Vitória da Conquista é um grande exemplo para Bahia.
“O governo do Estado (…) já perdeu o controle sobre a Bahia, no tratamento da Covid e manda pacientes de outras regiões para Conquista”, afirma o prefeito em vídeo divulgado nas redes sociais.
O prefeito enfatizou que não cogita revogar os decretos de flexibilização do funcionamento do comércio, a despeito do galopante aumento diário de infectados graves e mortes. “Gostaria de avisar a minha Vitória da Conquista, que nós não vamos revogar decreto. Não vamos retroceder, nós vamos avançar. Vitória da Conquista hoje é um grande exemplo pra Bahia”, afirmou.
Herzem usou como argumento para justificar sua decisão de manter o plano de abertura do comércio, o fato de que somente 26% dos conquistenses ocupam os leitos de UTI e chegou a ironizar a ideia de que o governador pudesse estar jogando com vidas, apenas para prejudicar seu governo. “A cidade não pode ser penalizada. Eu não quero acreditar que o governo do Estado está deliberadamente mandando pacientes para Conquista”, afirmou.
Na noite desta quarta-feira (15), 10 pacientes em estado grave com Covid-19 esperavam por vagas em leitos de UTI no Hospital de Base.
Até o fechamento desta matéria o Governo Rui Costa não comentou a fala do prefeito.
Confira vídeo com a fala de Herzem Gusmão:
;