O Movimento Pró-Conquistas reuniu diversas entidades representativas da sociedade, além de economistas e autoridades, para apresentar o Perfil Socioeconômico de Vitória da Conquista. O evento aconteceu na noite desta terça-feira, 24, no auditório do Sincomércio.
O documento é o resultado de uma apurada pesquisa capitaneada pelos economistas Ane Alencar e Hugo Nogueira e contou com a análise técnica do economista Gustavo Pessoti, diretor de indicadores e estatística da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Informações econômicas, sociais e geográficas da cidade de Vitória da Conquista vão ajudar a traçar planos embasados em dados, que devem acelerar o crescimento econômico de uma região, que já é considerada uma das mais promissoras do Brasil. A partir de agora empresários, governantes, estudiosos e a comunidade, terão acesso aos registros econômicos locais, em dados, números e informações, além das características sociais do município.
“Esse movimento tem como foco o desenvolvimento sustentável do nosso município, focando em geração de emprego e principalmente em oportunidades de novos negócios para nossa cidade e atrair novos investidores. Vai ficar mais fácil para o investidor, quando vier fazer o seu investimento aqui, conhecer a realidade de Vitória da Conquista”, explica Itamar Figueiredo, presidente do Movimento Pró-Conquistas.
De acordo com o economista Hugo Nogueira, o trabalho durou 1 ano e meio, com uma metodologia que apesar de sólida, será melhorada gradativamente. “Conquista está recebendo grandes investimentos e estes empresários que vão investir não tem dados da cidade e estes são extremamente importantes para que os investidores possam se planejar e tomar decisões mais acertadas”, diz.
Dos dados compilados já se sabe que a cidade tem um potencial de aglutinar 2 milhões de pessoas, por conta das regiões circunvizinhas. “A gente espera que a partir de hoje as pessoas comecem a utilizar essas informações e elas possam ser debatidas para que inclusive os gestores públicos, não apenas a inciativa privada, sentem e comecem a discutir com a sociedade quais são os melhores rumos para Vitória da Conquista no futuro”, diz o economista Hugo Nogueira.
Para o prefeito Herzem Gusmão as informações econômicas obtidas também contribuirão para direcionar ações do governo municipal. “Movimento Pró-Conquistas reúne o PIB da cidade e nós temos agora dados empíricos da cidade. As pessoas trabalham aqui dizendo ‘eu acho’, a gente não tem que achar nada, a gente tem que pesquisar. Estou ávido, curioso para ter acesso aos dados que estão sendo levantados para uma cidade que cresce, que avança e que o poder público tem que estar em sintonia com esse momento”, disse Gusmão.
O Movimento Pró Conquistas é uma organização sem fins partidários ou interesses lucrativos e reúne diversas entidades como ACIVIC, AINVIC, ASDAB, CDL, CONSEG, COOPMAC, CREA, OAB, SINCOMÉRCIOVC, SINDUSCON e Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente. Entre os projetos, estão o apoio à implantação do Observatório Social do Brasil em Vitória da Conquista, a elaboração de estudo sobre o perfil do empreendedor conquistense e a estruturação de projetos de sustentabilidade.
Os dados estarão em breve disponíveis no site da ACIVIC