Vitória da Conquista deu início, em 1º de janeiro, ao projeto “Muralha Digital”, um sistema de monitoramento que une segurança viária e pública. Com 50 câmeras e nove equipamentos de medição de velocidade instalados em pontos estratégicos, o sistema utiliza tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) para identificar placas de veículos e transmitir informações em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no HUB Conquista.
Segurança ampliada e dados integrados
Diferente dos radares convencionais, o sistema monitora não apenas velocidade, mas também contribui para resolver crimes como furtos, sequestros e homicídios. As autuações de radar começarão em 16 de janeiro de 2025. Além disso, 50 câmeras foram instaladas desde abril de 2024, formando um cerco digital de segurança, com alertas de monitoramento em todas as saídas da cidade.
Pontos de fiscalização e limites de velocidade
Radares e OCR
- Avenida Laura Nunes – 40 km
- Avenida Vivaldo Mendes – 40 km
- Rua Siqueira Campos – 40 km
- Avenida Juracy Magalhães (dois pontos + OCR ) – 50 km
- Avenida Luís Eduardo Magalhães (três pontos) – 50 km
- Avenida J. Pedral (dois pontos) – 50 km
- Avenida Frei Benjamim – 40 km
Videomonitoramento e OCR ( identifica placas e transmitir informações)
- Avenida Integração
- Avenida Presidente Vargas
- Avenida Brumado
- Avenida Paraná
Impacto no trânsito e segurança urbana
Em 2024, foram registrados mais de 2.600 acidentes com vítimas na cidade. Com o Muralha Digital, espera-se reduzir esse índice, promovendo maior conscientização e respeito às leis de trânsito.
Proteção de dados e integração de recursos
As imagens coletadas seguem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o sistema integra recursos com a Guarda Municipal, Defesa Civil e Samu 192, além de contar com uma sala de gerenciamento de crises para situações emergenciais.
Carros com IPVA atrasado serão multados?
Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem. Apesar da prefeitura não ter mencionado o assunto, fato é que não é propósito da Muralha Digital fiscalizar quem está inadimplente, apesar do sistema ter acesso a essas informações.