A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu largada ao processo que vai definir o futuro da BR-116 e da BR-324 no trecho baiano, com 663 km de extensão, atualmente — e ainda por pouco tempo — sob responsabilidade da tão criticada ViaBahia. O anúncio da nova concessão veio acompanhado da convocação de audiências públicas que acontecerão nos dias 5, 6 e 8 de maio em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Uma quarta audiência está marcada para o dia 16, em Brasília.
A ideia da ANTT é ouvir a sociedade civil, prefeitos, empresários, caminhoneiros, motoristas e quem mais quiser contribuir com sugestões para o novo edital, o contrato, o Programa de Exploração da Rodovia e os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Tudo isso no papel soa bonito — mas a população, especialmente quem tem perdido parentes nas terríveis tragédias anunciadas, devido a não duplicação de trechos das BRs, quer ver resultado na prática.
A atual concessão com a ViaBahia se encerra oficialmente no dia 15 de maio, e até lá o Governo Federal retoma o controle da rodovia. Quem vai segurar as pontas nesse período é o DNIT, responsável por cuidar da manutenção das estradas até que uma nova empresa seja escolhida. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o plano é acelerar esse processo: “Pedi ao ministro Renan Filho que entre com força total, para dar uma trafegabilidade, para consertar essa buraqueira e para diminuir o risco nas duas estradas”, declarou.
A promessa do governo é de realizar todo o processo licitatório e fechar contrato com a nova concessionária ainda em 2025. Mas o baiano sabe bem como essas promessas funcionam — principalmente quando se trata da BR-116 e da BR-324, que viraram sinônimo de abandono e buraco.
Durante anos, a ViaBahia foi alvo de críticas por não cumprir com o cronograma de duplicações, deixar a manutenção a desejar e continuar cobrando pedágios caros em troca de pouca ou nenhuma melhoria. O fim do contrato com a empresa é, para muitos, uma esperança de dias melhores — mas também um momento de vigilância.
Os documentos da audiência estão disponíveis no site participantt.antt.gov.br, na seção da Audiência Pública nº 02/2025. Quem quiser participar ou enviar sugestões também pode escrever para o e-mail: [email protected].
Agora é a hora da população se fazer ouvir. Porque depois que o novo contrato for assinado, vai ser tarde demais pra reclamar do que não foi negociado. E ninguém quer novamente viver o drama da novela da ViaBahia.
Com informações da ASCOM/ ANTT