Vitória da Conquista e região ganharam na manhã desta sexta-feira (04) o segundo Núcleo Territorial do NEOJIBA, programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). O novo espaço, que funciona dentro do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, da Secretaria de Cultura da Bahia, vai ampliar o número de crianças e jovens, passando dos atuais 135 para cerca de 300.
Presentes na inauguração, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, e o diretor geral do NEOJIBA, maestro Ricardo Castro, foram acompanhados pelo coordenador do Centro de Cultura, Elton Becker, e conheceram as novas instalações, realizaram o descerramento da placa de inauguração e assistiram às apresentações da Orquestra Infanto Juvenil de Vitória da Conquista, composta por integrantes do programa.des
O jovem Mikael Carvalho, de 21 anos, representou os alunos do núcleo ao discursar na inauguração do NTN de Vitória da Conquista. “Eu comecei como aluno e três meses depois virei jovem líder. Aqui no NEOJIBA a minha vida mudou e realizei meu sonho de tocar violino. Essa nova fase do núcleo vai alimentar novos sonhos e novos projetos de vida de centenas de jovens”, afirmou.
Para o secretário Carlos Martins, “mais violinos e mais violoncelos significam mais oportunidades. Significam oportunidades para aqueles que mais precisam. Muitos dos jovens que estão aqui vão tocar em todo o Brasil e no exterior. Quando eu vejo as nossas crianças e jovens brilhando no NEOJIBA, o meu coração se enche de alegria e de orgulho. Eu espero e, tenho certeza, vamos trabalhar para levar essa oportunidade de vida, por meio da música, para outros milhares de jovens em toda a Bahia”.
De acordo com o maestro Ricardo Castro, os novos núcleos territoriais tem um impacto revolucionário na vida cultural de toda a região. “Vitória da Conquista é um dos principais faróis de cultura do Estado e, merecidamente, recebe um Núcleo Territorial do NEOJIBA. Fico muito feliz pelo Governo do Estado ter abraçado esse projeto e embarcado na construção de uma Bahia com mais justiça social através do trabalho que desenvolvemos no programa”, pontuou o maestro.
Programa do Governo do Estado, o NEOJIBA existe há 12 anos e já atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. Hoje, integra as políticas públicas prioritárias através da SJDHDS e é gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM).
Além da assistência social, formação e multiplicação, os NTN vão apoiar projetos musicais como bandas filarmônicas, fanfarras escolares e ações estruturantes governamentais como o ‘Escolas Culturais’. Dentre as atividades, estão a iniciação musical, prática musical coletiva (canto coral e orquestras) e luteria (reparo de instrumentos).
O evento contou com as presenças do deputado federal Waldenor Cardoso; dos deputados estaduais Zé Raimundo e Maria Del Carmen; da Diretora Geral da SJDHDS, Simone Araújo; da diretora geral da Fundac, Regina Affonso, além de autoridades locais.