[Opinião]: UNEB desrespeita jovens pré-universitários após erros na divulgação do resultado do vestibular

Por Omar Costa*
Hoje recebi mensagem de professores informando que estava impossível ter aula no cursinho, pois os jovens estavam muito frustrados e revoltados com toda a irresponsabilidade por parte da UNEB.
Era sabido que mais cedo ou mais tarde algo tão grave aconteceria. Desde vestibulares anteriores inúmeros estudantes e professores reclamam do descaso em relação aos certames da UNEB. E nesse último vestibular, que aconteceu nos dias 31 de julho e 01 de agosto, não foi diferente.
Os jovens pré-universitários, que passaram mais de dois anos em uma pandemia sem ter a educação que mereciam, prestaram um vestibular numa instituição pública do estado da Bahia e perceberam que todo o processo foi tratado com descaso pela instituição.
Foram coisas desde o atraso para informar qual seria a empresa que elaboraria a prova: os candidatos só ficaram sabendo a menos de uma semana da data da prova. Saber qual banca elabora a prova é útil em todo concurso para que os candidatos possam entender a forma como os conteúdos são cobrados. Porém o mais grave ainda estava por vir.
Lançaram um resultado no dia 29 de agosto com lista de aprovados e, após inúmeras reclamações de estudantes denunciando erros no cálculo das notas, a UNEB suspendeu a lista de aprovados e lançou uma nova lista com novos nomes de aprovados.
Pense o que passa na cabeça de um jovem quando encontra seu nome numa lista e depois descobre que aquele sonho de entrar na universidade foi adiado por um erro tão banal vindo de uma universidade com tanto tempo de história. Imagina como está o estado emocional da família e de todos aos envolvidos nesse processo.
Frustrante demais para mim que trabalho de perto com esses jovens e sei o que eles passam desde o fim do Ensino Médio até a chegada na universidade.
Jovens, o seu sentimento é legítimo! A culpa é de quem não leva a sério os processos relativos à sua entrada na universidade.
Esse é o nosso desabafo e repúdio.
*Omar Costa é professor e diretor do Zênite
Foto acima é meramente ilustrativa: Depositphotos