Após circular em blogs, redes sociais e na rádio Band FM a informação de que voos teriam sido cancelados no Aeroporto Gláuber Rocha por falta de equipamentos necessários para garantir o pouso dos aviões em condições de mau tempo, a Socicam, empresa concessionária do aeroporto, divulgou uma nota afirmando que nenhum voo foi cancelado desde que o novo aeroporto começou a operar, mas não comentou sobre o atraso reclamado.
Na nota, a empresa afirma que as condições do tempo não causarão mais os problemas registrados no aeroporto antigo porque os equipamentos instalados permitem pousos seguros com nuvens a até 76 metros da pista, sendo que no antigo aeroporto eram 213 metros de altura.
O empresário José Maria Caires, idealizador do movimento ‘Conquista Pode Voar Mais Alto’, divulgou uma nota nas redes sociais confirmando que o novo aeroporto não tem ILS (um equipamento que ajuda aproximar com segurança mais segurança), “todavia, ainda que tivesse não garantiria 100% das aterrizagens (…) vários aeroportos do mundo dispõem desse mecanismo e no entanto acontecem cancelamentos”, afirmou
Ainda de acordo com o empresário, o Gláuber Rocha foi homologado pelos órgãos da aeronáutica com uma possibilidade de aproximação no visual extremamente vantajosa, 76 metros, enquanto que no antigo, o Otacílio de Figueredo, eram 213 metros.
LEIA A NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SOCICAM
Referente à informação sobre o possível cancelamento de voo em Vitória da Conquista, a Socicam informa:
“O Aeroporto Glauber Rocha foi inaugurado com todos os equipamentos necessários para uma operação segura, sob condições de voos visuais, bem como condições de voos por Instrumentos, equipamentos esses homologados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão do Comando da Aeronáutica.
Os procedimentos disponibilizados fornecem aos pilotos condições de realizarem suas operações (pouso e decolagem) com total segurança.
Atualmente os procedimentos de pouso permitem uma aproximação segura, com nuvens de até 250 (pés) ou seja, 76 (metros) de altura, sendo que no antigo aeroporto de Vitória da Conquista, eram até 700 (pés) / 213 (metros) de altura.
Visando uma maior eficiência na segurança operacional, a Socicam instalou um Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI) que é um sistema de iluminação de orientação visual, que fornece uma indicação positiva da posição de uma aeronave em relação à rampa de inclinação, durante a aproximação final para pouso.
O aeroporto dispõe ainda de Estação Meteorológica de Superfície (CAT 3), que fornece dados meteorológicos, transmitidos aos aeronavegantes, pelos operadores da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA-A), também implantada no aeródromo, visando maior segurança nas operações de pouso e decolagens.
Vale ressaltar que desde o início das operações no Aeroporto Glauber Rocha – SBVC, não consta nenhum voo cancelado das empresas aéreas em nosso Banco de Informações de Movimento de Tráfego Aéreo.
Com informações do Blog do Giorlando