Com uma população de aproximadamente 350 mil habitantes, e uma intensa circulação de pessoas, Vitória da Conquista recebeu a implantação do Uber ontem, por volta das 14:00 da tarde. O serviço é um aplicativo alternativo de transporte que permite ao usuário solicitar deslocamento usando um celular ou tablet, com custo reduzido.
Para se ter uma ideia a tarifa pode ficar em média 50% mais barata em comparação aos tradicionais táxis.
Ao ficar sabendo da implantação do sistema na cidade, a estudante de Engenharia Civil, Deyse Silva ficou animada: “Eu já fui cliente do Uber. Fui muito bem atendida e este foi um dos motivos que me fez querer entrar pra esse meio de transporte alternativo. A vantagem é de estar me proporcionando fazer meus próprios horários”, explica.
Segundo Deyse, existem algumas regras pra se ingressar no Uber: “Você precisa ter um carro 4 portas em perfeito estado, e na sua habilitação precisa ter a observação ‘prestação de serviços remunerados’”, conta a estudante.
Prós e Contras:
Andressa Izidoro mora em São Paulo, uma das primeiras capitais a aderir ao Uber no brasil. Ela utiliza o serviço há mais de um ano e conta algumas vantagens e desvantagens do sistema: “Eu acho o aplicativo Uber muito interessante. É mais prático, mais em conta, te pega na porta da casa e tem várias formas de pagamento. Eu acho que uma das melhores qualidades é a praticidade e o conforte, porque todos os motoristas são avaliados, se o carro está limpo, se é educado e se ele dirige com cuidado. O único ponto negativo que eu acho, é que quando está cadastrado no seu cartão, as vezes se você solicita uma viagem e acaba demorando um pouco. Se você cancelar já tem automaticamente um desconto de R$5. E ai você fica com aquele débito pra próxima viagem” afirmou a paulistana.
Opinião dos taxistas:
Devido ao sucesso do Uber, alguns taxistas se viram ameaçados, já que para eles o serviço oferece uma concorrência desleal. Lúcio Rocha, taxista há nove anos, acredita que o aplicativo vai afetar o modo de trabalho dos motoristas na região: “Infelizmente vai entrar o Uber e vai atrapalhar muito os taxistas pelo motivo de tirar mais emprego. Porque nós já somos uma classe que temos ai mais de 265 táxis e provavelmente [com isso] vai tirar alguns trabalhos de alguns taxistas”.
Para tentar driblar a concorrência, Lúcio explica que as empresas de táxi possuem algumas estratégias: “Nós temos o sistema da rádio táxi, colocamos bandeira 1 nas 24 horas em todos os sistemas, para que a gente não perca os nossos clientes”, explicou o taxista.
Além disso, algumas empresas resolveram criar um aplicativo para solicitação de táxis na cidade, como é o caso da Disk Táxi que lançou o “Disk Taxi Vitoria da Conquista” para Android e IOS, sendo essa uma medida de se adaptar as novas tecnologias além de ser uma tentativa de manter a clientela.
A Gerente de Comunicação do aplicativo Atalija Lima, conta que a missão da empresa Uber é de conectar as pessoas a um transporte acessível e confiável ao toque de um botão: “Nós queremos levar essa comodidade a todos os lugares, chegando a todos os brasileiros, por isso estamos acompanhando com muito entusiasmo o crescimento das nossas atividades na Bahia”.
Em relação aos taxistas, que seguem sendo os principais prejudicados pela implementação do Uber em Conquista e demais regiões, a Gerente afirmou que: “A Uber acredita que para encarar os desafios de mobilidade urbana nas cidades, é preciso oferecer uma gama cada vez mais ampla de opções de transporte para as pessoas”, sendo que: “As pessoas tem o direito de escolher o melhor serviço pra elas”, declarou.
Atalija explica ainda que o sistema foi implantado em Salvador desde abril do ano passado, e que depois houve a expansão para as cidades de Feira de Santana, Juazeiro e que agora, estão chegando também em Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro e Ilhéus, sendo que para ela há uma grande expectativa envolta desse início de rotação nessas cidades: “Estamos apostando que as pessoas dessas cidades vão também se encantar com essa maneira prática e eficiente de se locomover. E estamos felizes que os novos motoristas parceiros dessas cidades, poderão contar também com essa importante fonte de geração de renda”, disse a gerente, que ressalta também sobre os serviços de segurança implantados no sistema: “É importante lembrar que a Uber oferece camadas de tecnologia, que agregam segurança, antes, durante, depois de cada viagem. Tanto para os usuários como para os motoristas parceiros. Somos a única empresa por exemplo que exige o CPF dos usuários antes do pagamento das viagens, aumentando a segurança dos nossos motoristas parceiros. Já esses motoristas parceiros também antes de começar a dirigir com a plataforma passam por uma checagem de segurança”, concluiu.
Polêmicas a parte, o sistema promete ser uma opção alternativa de emprego e de deslocamento para a população conquistense.
Ouça entrevista: