Vacinação contra a Covid-19 passa a ser de rotina para todos os públicos nas unidades de saúde da zona urbana
A partir desta segunda-feira (12), todas as unidades de saúde da zona urbana passarão a oferecer a vacinação contra a Covid-19 de rotina, para todos os públicos, dentro do horário de funcionamento do serviço. Dessa forma, não haverá a divulgação da programação semanal, pois ela será constante.
A medida de ampliar e facilitar a vacinação foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tendo em vista o fim da emergência sanitária da pandemia, declarada no mês de maio pela Organização Mundial de Saúde. “Nós vamos continuar convivendo com a circulação e a ocorrência da Covid-19, por isso precisamos manter a imunização em dia, entendendo que se tornou uma vacinação de rotina. Por isso, descentralizamos o acesso à vacina para todas as unidades, que atenderão crianças, adolescentes e adultos, disponibilizando todas as doses para quem quiser se vacinar”, explicou a coordenadora de Imunização do município, Mariana Matos.
Confira o esquema vacinal disponível nas unidades de saúde para cada faixa etária:
Crianças de 6 meses a 11 anos
– 1ª, 2ª e 3ª dose monovalente
Adolescentes de 12 a 17 anos
– 1ª, 2ª e 3ª dose monovalente
– Reforço bivalente (apenas para adolescentes imunossuprimidos, com comorbidades, indígenas ou quilombolas)
Adultos maiores de 18 anos
– 1ª, 2ª e reforço bivalente
Gestantes e puérperas a partir de 12 anos
– 1ª, 2ª dose e reforço bivalente
Atenção! Para se vacinar com a bivalente é necessário ter concluído, pelo menos, o esquema primário de vacinação, composto pela 1ª e 2ª doses monovalente. O intervalo mínimo para vacinação é de quatro meses da última dose, mesmo que tenha sido 3ª ou 4ª dose monovalente.
Documentos exigidos – Todos os públicos devem apresentar o documento pessoal com CPF e cartão de vacina. Quem tem comorbidades ou imunossupressão também deve apresentar o relatório ou laudo médico que comprove a condição de saúde.