Vereadora diz que Prefeitura de Conquista demitiu 57 médicos que atendiam ao município pelo SUS
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), no último dia 20, a vereadora Viviane Sampaio (PT) destacou a situação do Hospital Unimec e falou que a Prefeitura demitiu médicos, inclusive especialistas. “Recentemente, o Hospital Unimec suspendeu parcialmente o atendimento no Pronto Socorro do SUS, ameaçando romper o contrato por desacordos junto à Secretaria Municipal de Saúde”, explicou a vereadora.
LEIA TAMBÉM:Vereador denuncia gestão atual do SAMU 192 e pede providências
Ainda de acordo com a vereadora, que é presidente da Comissão de Saúde, a demissão de 57 médicos que atendem o município foi outro ponto abordado na reunião do Conselho Municipal de Saúde. Ela lamentou a descontinuidade do serviço e responsabilizou o Governo Municipal por essa situação. “Faltou planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, já que o e-social não é assunto novo na esfera administrativa. Essa descontinuidade do serviço só penalizou a população mais necessitada”, afirmou.
“Estão faltando médicos na cidade porque a prefeitura decidiu por prejudicar a população. Foi por falta de planejamento da gestão da Secretaria Municipal de Saúde que teve que realizar a demissão dos profissionais, sem antes realizar a contratação de novos médicos. Se já estava difícil marcar consultas e exames ou passar por um médico especialista, agora isso é praticamente impossível em Vitória da Conquista”, disse a vereadora, que também é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal”, denuncia Viviane.
Viviane informou que os 30 médicos que começaram a trabalhar hoje nos postos de saúde, foram contratados por chamamento público, não é contrato emergencial. Os novos médicos vieram para dar continuidade a esse serviço foi feita com dispensa de licitação. Os 30 médicos contratados começaram a trabalhar nos postos nesta segunda, 02.
“É vexatória as coisas que a gente escuta nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde. É vergonhosa a forma como está sendo tratada a saúde pública de Vitória da Conquista”, afirmou a vereadora.
LEIA TAMBÉM: PREFEITURA CONVOCA 160 PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA CONTRATAÇÃO