Vídeo: Pássaros são jogados na lixeira de ônibus em Vitória da Conquista e resgatados pela PRF
Na luta contra a criminalidade ambiental, agentes da Polícia Rodoviária Federal resgataram doze aves silvestres em um trecho da cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. O flagrante ocorreu na terça-feira (28/02) em frente à unidade operacional da PRF no km 830 da BR 116.
O crime foi registrada às 14h30, quando uma equipe da PRF abordou um ônibus de viagem. Ao inspecionar o veículo, os policiais encontraram dois pássaros conhecidos como “coleirinhas” jogados no lixo do ônibus. Um homem de 29 anos foi identificado como responsável pelo transporte ilegal dos animais. Ele admitiu que os “coleirinhos” foram entregues em Paranavaí (PR) e seriam levados para Umbaúba (SE), em um trajeto de quase 2.500 quilômetros.
Os infratores foram detidos e foram lavrados os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), respondendo na Justiça por crime contra o meio ambiente, conforme previsto na Lei 9.605/98. As aves foram encaminhadas ao órgão ambiental CETAS, onde receberão os primeiros cuidados antes de serem devolvidos à natureza.
É importante ressaltar que a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres são crimes ambientais e que as penas para esses crimes podem chegar a multas de até R$ 5.000 por animal encontrado ilegalmente, além de uma possível pena de até um ano e seis meses de prisão.