Empresários, autoridades e coordenadores do Projeto Rotas CentroSul reuniram-se na última terça-feira (15), na sede da MaxTour, para cumprirem mais uma etapa de implementação do HUB TURÍSTICO pelo Aeroporto Glauber Rocha em Vitória da Conquista. Essa estratégia iniciou-se num encontro em Vitória da Conquista, no ano 2018, entre os municípios do Circuito do Ouro e – no ano passado – com a elaboração dos Planos Municipais de Desenvolvimento do Turismo de Ibicoara, Mucugê, Barra da Estiva e Ituaçu – foram fomentadas ações para constituição de uma proposta consistente de forma a exibir os interesses da descentralização da porta de entrada única pelo Município de Lençóis, de uma maior distribuição do fluxo turístico entre os municípios do Centro e Sul da Chapada Diamantina, do aumento da divulgação e comercialização dentro de uma proposta de inteligência de mercado para as cidades que farão adesão.
Estiveram presentes o Coordenador Técnico de Implantação Sérgio Magalhães, Representante dos Municípios do Centro Sul da Chapada Diamantina Luã Sampaio, Coordenador de Comunicação de Implantação Reginaldo Gonçalves, Representante das Locadoras e Agências José Maria Caires, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista Clovis Sousa Marques, Gestora da Unidade do Senac em Vitória da Conquista Gygyane Ferraz, Superintendente do Shopping Conquista Sul César Zolim, Diretor do Hotel Ibis Styles José Maria Dias, representantes do Vila do Bosque e empresa Tia Sônia.
De acordo com o representante da MaxTour, tudo teve inicio motivado pelos cancelamentos de vôos e, consequentemente, pela campanha para a construção de um novo aeroporto. “Aquela nossa pretensão de 2018 está dando passos largos para tornar Conquista como a entrada mais curta para a Chapada Diamantina”; afirma José Maria Caires.
Clóvis Sousa Marques da CDL prevê que esse projeto trará, após sua implantação, um novo vetor de desenvolvimento para as cidades envolvidas.
O Senac, através de sua gestora Gygyane Ferraz, afirma que o projeto é de grande relevância para Vitória da Conquista, por ser a capital do Sudoeste da Bahia, pólo de serviços em educação, saúde, turismo de eventos, negócios e se sobressair na excelente gastronomia ofertada. “Além de tudo isso, a localização geográfica de Conquista é estratégica, o que possibilita o acesso à Chapada Diamantina diminuindo consideravelmente os custos da viagem”, diz Gygyane.
César Zolim, Superintendente do Shopping Conquista Sul, salienta que o projeto Rotas Turísticas CentroSul contempla uma grande iniciativa de identificação e valorização da força que a economia do turismo promove. Além de maior visibilidade e identificação das potencialidades turísticas dos municípios envolvidos, é certa a geração de negócios e renda em diversos setores.
Ainda, segundo Zolim, o estado da Bahia é identificado nacional e mundialmente como manancial de turismo litorâneo; assim, o Rotas Turísticas do CentroSul, ampliará a identificação de alternativas turísticas que cada vez mais crescem no interesse da população, como o ecoturismo e outras atrações que a rica natureza da região oferece.
“Vitória da Conquista se insere neste contexto com a oferta de seus serviços e produtos, garantindo ao turista infra estrutura plena de comércio, saúde e mobilidade através do modal aéreo e terrestre. Cumpre agora, que todos os agentes envolvidos comprometam-se em levar adiante esta excelente iniciativa”; conclui Zolim.
Após a assinatura do Termo de Compromisso, no mês passado, entre os municípios de Vitória da Conquista, Mucugê e Ibicoara; da apresentação do projeto para empresários e formadores de opinião em Conquista, outras reuniões de adesão estão sendo realizadas entre prefeitos e secretários de diversos outros municípios que compõem a geografia turística do Cento e Sul da Chapada Diamantina.
Sérgio Magalhães, Coordenador Técnico do Projeto Rotas CentroSul, está otimista com o cronograma de implantação deste que é, acima de tudo, um Projeto de Estratégia Midiática e Comercial que visa estabelecer um Novo Marketing de Destino que abrangerá desde a porta de entrada – Vitória da Conquista – até o último município interessado em aderir a um futuro turístico de resultados econômicos imensuráveis.
Léo Pereira – Assessor de Comunicação
Jornalista (MTB 42.115/SP)