A história da VoePass, anteriormente conhecida como Passaredo Linhas Aéreas, em Vitória da Conquista, reflete a trajetória da aviação regional no Brasil, marcada por desafios e adaptações às demandas do mercado. A Passaredo iniciou suas operações na cidade em 2008, quando o aeroporto de Vitória da Conquista, ainda o antigo Pedro Otacílio de Figueiredo, era a única opção de acesso aéreo para a região.
Operadora de um avião que caiu com 62 pessoas a bordo em Vinhedo (SP) na sexta-feira (9), a Voepass (antiga Passaredo) é a companhia aérea mais antiga do país e já chegou a ser classificada como a mais segura do Brasil. Fundada em 3 de julho de 1995 como uma empresa de transporte rodoviário, ela já passou por um processo de recuperação judicial e fechou recentemente um acordo de compartilhamento de voos com a Latam Linhas Aéreas.
A companhia opera hoje voos para 47 destinos nacionais e oferece conexões por meio da parceria de codeshare com a Latam, fechada em março deste ano, com aeronaves ATR 72, modelos -500 e -600.
Em 2008, a Passaredo passou a operar voos regulares entre Vitória da Conquista e grandes centros urbanos, como São Paulo (Guarulhos) e Salvador, oferecendo uma alternativa de transporte aéreo que encurtava o tempo de viagem e proporcionava maior conveniência aos passageiros, especialmente para empresários e pessoas que necessitavam se deslocar rapidamente entre essas cidades.
Acidente em Vitória da Conquista
Em 25 de agosto de 2010, ocorreu um acidente envolvendo uma aeronave modelo ERJ 145 da Embraer da Passaredo Linhas Aéreas em Vitória da Conquista, Bahia. O avião tinha capacidade para 50 pessoas, mas tinha 27 passageiros, destes, apenas 02 ficaram feridos
Ver essa foto no Instagram
Expansão e Desafios
A empresa chegou a ser adquirida em 2017 pelo Grupo da Viação Itapemirim, mas o negócio foi desfeito pouco tempo depois. Em 2018, a empresa anunciou um plano de expansão com novas rotas, um novo website, e a inclusão no programa de milhagem Smiles. Reestruturou no mesmo ano sua malha aérea, descontinuando voos.
Em fevereiro de 2019, a Passaredo revelou uma nova identidade visual e, em agosto do mesmo ano, anunciou a aquisição da MAP Linhas Aéreas, quando mudou seu nome para Voepass Linhas Aéreas e expandiu suas operações para 28 destinos, adquirindo 158 slots semanais no aeroporto de Congonhas que antes pertenciam à Avianca Brasil.
Novo Aeroporto e Retomada
Com a inauguração do novo Aeroporto Glauber Rocha, em julho de 2019, Vitória da Conquista passou a ter uma infraestrutura mais moderna e capaz de receber aeronaves maiores e com mais frequência. A mudança trouxe expectativas de crescimento e expansão das operações aéreas na cidade. A Passaredo, que passou a operar sob o nome Voe Pass após um processo de reestruturação em 2019, continuou oferecendo voos regionais, mas agora com a possibilidade de atender uma demanda maior e com mais conforto para os passageiros.
Presente e Futuro
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia é a quarta maior do Brasil, com uma participação de 0,5% do mercado doméstico.
Segundo informações da própria companhia, ela atende 37 destinos em todas as regiões do Brasil e e transportou mais de 500 mil passageiros em 2023.
Em julho, a Voepass anunciou a expansão de suas operações, informando que retomaria, a partir de janeiro de 2025, suas operações em Barreiras (BA), Brasília (DF), Uberlândia (MG) e Vitória da Conquista (BA).
Redação com informações da BBC/Estado de Minas