Alerta: Golpe no Instagram oferece conteúdo adulto gratuito e clona cartão
Usuários do Instagram estão sendo alvo de um novo tipo de golpe em que criminosos criam contas falsas usando fotos e nomes de pessoas reais para oferecer 30 dias gratuitos de conteúdo adulto em troca de informações de cartão de crédito. Ruan Fernandes foi uma das vítimas do golpe e teve uma conta falsa criada em seu nome, promovendo conteúdo erótico como se fosse ele.
Os golpistas levam as vítimas para um site de conteúdo adulto, onde é necessário fazer um cadastro que solicita informações de cartão de crédito. Embora ofereçam uma assinatura inicial gratuita, os criminosos também disponibilizam pacotes pagos de 3 ou 6 meses.
A advogada criminalista Nívea Gonçalves alerta que o objetivo dos golpistas é explorar a curiosidade das pessoas, especialmente em relação a conteúdo adulto. Aqueles que praticam o golpe podem enfrentar acusações criminais por falsidade ideológica e estelionato virtual.
Para combater o golpe, as vítimas devem denunciar as contas falsas para o Instagram, alertando os seguidores por meio dos stories. Além disso, é aconselhável procurar um advogado e registrar um boletim de ocorrência na delegacia, levando evidências como prints ou o próprio link do golpe. Caso seja possível identificar o responsável pelo golpe, as vítimas também podem buscar reparação por danos morais.