Falta pouco para a Black Friday! Como está a preparação da sua lojas para as vendas este ano? Pesquisa CNDL/SPB Brasil aponta que 57% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday, principalmente porque acham que é uma boa hora para comprar coisas que precisam a um preço mais baixo.
💰 Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 1.118 com as compras, sendo os produtos mais desejados:
👗 Roupas (38%)
👟 Calçados (29%)
📺 Eletrodomésticos (27%)
📱 Celulares/smartphones (24%)
🏠 Artigos para casa (24%) – Fonte: CDL
O termo Black Friday foi usado pela primeira vez por policiais da Filadélfia nos anos 50, quando uma multidão de turistas e compradores chegou à cidade no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças para aproveitar as promoções do comércio local.
Com o caos causado pelo grande número de pessoas andando nas ruas, e diante do engarrafamento na cidade, os policiais precisaram redobrar o trabalho durante o dia. Por isso, os policiais rotularam aquela sexta-feira como Black Friday. O nome ganhou fama e, no final dos anos 80, já era conhecido em toda a América e vinculado às vendas pós o dia de Ação de Graças.
A BLACK FRIDAY que começa nesta sexta-feira (26) é considerada uma das datas mais movimentadas no comércio. Nesse dia, as lojas abrem mais cedo do que o normal, algumas abrem as portas às 6 horas da manhã, e oferecem descontos bastante atraentes para os consumidores que fazem filas quilométricas já na noite anterior. Você pode encontrar promoções em diversos itens, como eletrônicos e eletrodomésticos, celulares, produtos de beleza, vestuário e móveis para casa.
Black Friday no Brasil
No Brasil, a Black Friday deu seus primeiros passoa em 2010, mas o foco inicial do evento eram as vendas online. Apesar de o dia oficial também ser na sexta-feira seguinte à quarta quinta-feira de novembro, muitos sites prolongam as suas promoções durante toda aquela semana do mês para conquistar mais clientes.
No entanto, nos últimos anos, um número cada vez maior de shoppings e outros comércios de rua passaram a apostar nas promoções da Black Friday para impulsionar as vendas antes do Natal. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria Provokers, pela primeira vez o número de compradores nas lojas físicas deve ser igual aos que comprarão pela internet.