Ato de nomeação do advogado Tiago Pontes Queiroz para o cargo de Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional saiu no Diário Oficial desta quinta, 07 de maio
ALEXANDRE PELEGI
O advogado pernambucano Tiago Pontes Queiroz é o novo nomeado para o cargo de Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional.
A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira, 07 de maio de 2020 do Diário Oficial da União, assinada pelo chefe da Casa Civil, Walter de Souza Braga Netto.
Como indicado pelo Centrão, com quem Bolsonaro negocia apoios em troca de cargos, o advogado é ao Partido Progressistas (antigo PP), e já ocupou outros cargos em gestões do governo federal.
Em março, assumiu a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Pernambuco, também vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Durante o governo de Michel Temer, Tiago atuou no Ministério da Saúde, quando em 2019 foi denunciado pelo Ministério Público (MP) por irregularidades em contratos da pasta. Junto com ele, o MP denunciou o ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR). Tiago atuou como Coordenador de Compra por Determinação Judicial e como Diretor do Departamento de Logística da Pasta.
O Governo Federal fundiu a anterior Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semob) com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano. A proposição partiu dos ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional.
Com a barganha política, uma das áreas nevrálgicas para o planejamento e a mobilidade urbana das cidades brasileiras está, a cada dia, mais esvaziada.
Fonte: Diário do Transporte -nAlexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes