Conheça os 10 filmes indicados para o Oscar que acontece neste domingo (12)
A 95ª edição do Oscar ocorre neste domingo (12), em Los Angeles (EUA), sem transmissão pelas Tv´s abertas, sendo possível ver a festa, apenas pelo canal pago TNT ou pelo streaming HBO Max. Alguns podem ser vistos na Netflix e na Amazon Prime. Só procurar.
CONFIRA O COMENTÁRIO DO JORNALISTA LUIZ SALVIATTO, FEITO ESPECIALMENTE PARA A UESB FM 97,5 , EM UM PROGRAMA PRODUZIDO E APRESENTADO POR CAÍQUE SANTOS, SOB COORDENAÇÃO DE JACQUELINE SILVA:
A premiação conta com 23 categorias. Confira a lista dos indicados:
Melhor animação
- A Fera do Mar
- Gato de Botas 2: O Último Pedido
- Marcel the Shell With Shoes On
- Pinóquio por Guillermo del Toro
- Red: Crescer é uma Fera
Melhor ator
Melhor ator coadjuvante
- Barry Keoghan (Os Banshees de Inisherin)
- Brendan Gleeson (Os Banshees de Inisherin)
- Brian Tyree Henry (Passagem)
- Judd Hirsch (Os Fabelmans)
- Ke Huy Quan (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Melhor atriz
- Ana de Armas (Blonde)
- Andres Riseborough (To Leslie)
- Cate Blanchett (Tár)
- Michelle Williams (Os Fabelmans)
- Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Melhor atriz coadjuvante
- Angela Bassett (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)
- Hong Chau (A Baleia)
- Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
- Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin)
- Stephanie Hsu (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Melhor cabelo e maquiagem
- A Baleia
- Batman
- Elvis
- Nada de Novo no Front
- Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Melhor canção original
- Applause (Tell It Like a Woman)
- Hold My Hand (Top Gun: Maverick)
- Lift Me Up (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)
- Naatu Naatu (RRR)
- This is a Life (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Melhor curta-metragem
- An Irish Goodbye
- Ivalu
- Le Pupille
- Night Ride
- The Red Suitcase
Melhor curta-metragem de animação
- An Ostrich Told Me the World is Fake, and I Think I Believe It
- Ice Merchants
- My Year of Dicks
- O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo
- The Flying Sailor
Melhor design de produção
- Avatar: O Caminho da Água
- Babilônia
- Elvis
- Nada de Novo no Front
- Os Fabelmans
Melhor direção
- Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
- Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin)
- Ruben Östlund (Triângulo da Tristeza)
- Steven Spielberg (Os Fabelmans)
- Todd Field (Tár)
Melhor documentário
- A House Made of Splinters
- All the Beauty and the Bloodshed
- Navalny
- Tudo o que Respira
- Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft
Melhor documentário em curta-metragem
- Como Cuidar de um Bebê Elefante
- Haulout
- How do You Measure a Year?
- O Efeito Martha Mitchell
- Stranger at the Gate
Melhor edição
- Elvis
- Os Banshees de Inisherin
- Tár
- Top Gun: Maverick
- Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhores efeitos visuais
- Avatar: O Caminho da Água
- Batman
- Nada de Novo no Front
- Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
- Top Gun: Maverick
Melhor figurino
- Babilônia
- Elvis
- Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
- Sra. Harris Vai a Paris
- Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor filme
- Avatar: O Caminho da Água
- Elvis
- Entre Mulheres
- Nada de Novo no Front
- Os Banshees de Inisherin
- Os Fabelmans
- Tár
- Top Gun: Maverick
- Triângulo da Tristeza
- Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor filme internacional
- Argentina, 1985 (Argentina)
- Close (Bélgica)
- Eo (Polônia)
- Nada de Novo no Front (Alemanha)
- The Quiet Girl (Irlanda)
Melhor fotografia
- Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades
- Elvis
- Império da Luz
- Nada de Novo no Front
- Tár
Melhor roteiro adaptado
- Entre Mulheres
- Glass Onion: Um Mistério Knives Out
- Living
- Nada de Novo no Front
- Top Gun: Maverick
Melhor roteiro original
- Os Banshees de Inisherin
- Os Fabelmans
- Tár
- Triângulo da Tristeza
- Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor trilha sonora
- Babilônia
- Nada de Novo no Front
- Os Banshees de Inisherin
- Os Fabelmans
- Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo – Amazon Prime Video
Melhor som
- Avatar: O Caminho da Água
- Batman
- Elvis
- Nada de Novo no Front
- Top Gun: Maverick
O site Mix Séries fez uma lista dos melhores e piores do Oscar 2023. Confira:
1 – Os Fabelmans
Steven Spielberg é o maior diretor vivo. Apesar disso, tem apenas dois Oscar de Direção e UM (!) de Melhor Filme. Se o mundo fosse justo e o Oscar fizesse sentido, o gênio de Hollywood levaria mais um no próximo domingo.
2 – Tar
Todd Field poderia se debruçar na atuação impecável de Cate Blanchett e deixar Tar depender apenas disso. Mas o diretor capricha no roteiro e na direção, impedindo que seu filme seja apenas um veículo para uma ótima atuação. É cinema de primeira grandeza.
3 – Babilônia
É possível que, no futuro, todos lembrem de Babilônia com mais respeito. Talvez até o considerem como um dos grandes filmes deste ano. O fato é que, ao lado de Fabelmans, é um retrato emocionante revigorante do Cinema. O mais curioso é que é uma leitura diametralmente oposta à de Spielberg. Mas igualmente valiosa.
4 – Os Banshees de Inisherin
Martin McDonagh é mestre em fazer humor de situações tristes, violentas ou puramente desoladoras. Em Os Banshees de Inisherin ele dá um passo além. E os resultados são impecáveis.
5 – Avatar: O Caminho da Água
Nunca duvide de James Cameron. Quem duvidou ou o criticou acabou vendo o cineasta lucrando mais de 2 bilhões nas bilheterias. De novo. Agora, o Top 3 de filmes mais lucrativos da história tem DOIS filmes dele. O Top 5 tem TRÊS.
6 – Triângulo da Tristeza
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Triângulo da Tristeza é mais um ótimo título do subgênero “ricos sofrendo”. E este é um dos exemplares mais divertidos do pacote. Longe de ser sutil, o filme é absurdo puro. E, por isso, bem próximo da realidade.
7 – Close
Na ausência da obra-prima Decisão de Partir, Close é o melhor indicado na categoria de Filme Internacional do Oscar 2023. Deve perder para Nada de Novo no Front, mas fez um belíssimo trabalho com jovens atores. Além de uma história doce e sensível.
8 – Aftersun
Aftersun é poderoso porque fica com o espectador por um longo tempo depois que acaba. Faz repensar a juventude e as relações com nossos pais. Faz enxergar novas perspectivas e possibilidades. Atuação incrível de Paul Mescal, que vem despontando como uma das melhores novidades dos últimos anos.
9 – Pinóquio
Só um dos melhores diretores da atualidade para pegar uma história batida como Pinóquio e transformá-la em algo legitimamente espetacular. Visualmente irretocável, ainda catalisa as melhores batidas de uma história que, no fim, ainda podia surpreender.
10 – Batman
Apesar de ter abocanhado algumas indicações, Batman de Matt Reeves merecia mais no Oscar 2023. No mínimo uma lembrança em Melhor Fotografia, ou mesmo Trilha Sonora. Pode sair de mãos vazias, mesmo engolindo toda e qualquer produção da DC e Marvel dos últimos anos.
11 – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo – o favorito ao Oscar 2023
O queridinho da temporada deve levar os principais prêmios do Oscar 2023. Merece? Não, mas ainda é um bom filme. Deve se tornar um embaraço para os fãs e a Academia no futuro, mas por agora é uma fita divertida e bem intencionada.
12 – Top Gun: Maverick
O filme que salvou a indústria chega na festa com pinta de descolado. Vai ser o Rei do Baile, mesmo não levando o prêmio de Melhor Estudante. Ele não tem o Oscar, mas tem o povo.
13 – Nada de Novo no Front
Em outros tempos, épocas mais conservadoras, Nada de Novo no Front poderia levar a categoria principal do Oscar. Os votantes gostaram, tanto que o indicaram a diversas categorias. Não é TUDO isso, mas é uma baita filme de guerra.
14 – Elvis
Baz Luhrmann é o cineasta do macro, do over, do “mais é mais”. Quando focado, pode produzir bons momentos e filmes memoráveis. Elvis é um ponto alto em sua carreira, e pode garantir um Oscar ao protagonista, Austin Butler.
15 – A Baleia
Darren Aronofsky tem construído uma carreira baseada em extremos. Mãe, Noé, Fonte da Vida e até mesmo títulos mais antigos e elogiados como Réquiem Para um Sonho e O Lutador dividem o público. Alguns amam, outros odeiam. A Baleia parece ir no mesmo sentido. O polêmico “A Baleia” divide o público.
16 – Argentina, 1985
Os vizinhos emplacaram outra indicação com o ótimo Argentina, 1985. É um exemplo para o Brasil, que insiste em fechar os olhos para histórias reais de grande potencial. É um ótimo drama jurídico, um excelente suspense e mais uma vitrine para Ricardo Darin.
17 – Gato de Botas 2: O Último Desejo
Investindo no estilo de animação alavancado por Aranhaverso, Gato de Botas 2 surpreende pela profundidade de seus dilemas. Debatendo medo e morte com sinceridade e sem rodeios, o filme é uma graça. Pena ter estreado no ano de Pinóquio.
18 – Glass Onion
Rian Johnson domina a arte do mistério e Glass Onion é mais uma prova de sua habilidade enquanto contador de histórias. Divertido e absurdo na mesma medida, é uma espécie de primo de Triangulo da Tristeza.
19 – Entre Mulheres
Ainda que possua atuações magistrais, Entre Mulheres esgota seu argumento muito cedo. Um dos maiores problemas aqui é que a discussão central é muito clara, o que tira o peso dos argumentos. Só uma decisão é a correta, o que enfraquece a oposição. De todo modo, é um drama poderoso.
20 – Marcel – The Shell with the Shoes on
Quando Guillermo Del Toro afirma que a animação é um meio digno de contar histórias, tanto quanto qualquer outro, ele tem razão. Todos os indicados deste ano lidam com temas complexos, muitas vezes pesados, que atingem o público de forma coesa. Marcel talvez estique demais uma boa ideia, mas ainda funciona muitíssimo bem.
21 – EO
Com uma fotografia notável, EO tem uma premissa genial: observar as idiossincrasias humanas através dos olhos de um querido burrinho. Assim, o diretor tenta fazer um retrato da Europa contemporânea e se dá bem na maior parte do tempo. Alguns momentos funcionam melhor que outros, mas é um ótimo filme.
22 – Living
O público perdeu a sensibilidade e a paciência para acompanhar um obra tão sensível e sutil. A atuação de Bill Nighy é modulada, sem grandes exageros, e é preciso atenção para perceber a grande performance que ele entrega neste filme visual e narrativamente belo.
23 – Turning Red
A Pixar mais uma vez marca presença no Oscar, mas desta vez é possível que saia de mãos vazias. Apesar da qualidade inquestionável e da diversão garantida, é muito básico se comparado às complexidades de Pinóquio, Marcel e Gato, por exemplo.
24 – Bardo
Alejandro G. Iñárritu já havia flertado com Tarkovski em alguns momentos de O Regresso. Na ocasião os resultados foram irretocáveis. Em Bardo o cineasta mexicano abraça de vez as inspirações, mas não atinge todas as notas necessárias. Muitas vezes soa confuso e se a narrativa fosse regular como os visuais, teríamos um grande filme.
25 – Causeway
Jennifer Lawrence e Brian Tyree Henry brilham em Causeway, um filme simples que, sem suas atuações centrais, seria ainda mais esquecido do que já é. As mensagens são boas e a história interessante, mas o longa faz muito pouco para se destacar.
26 – Empire of Light
Depois de ser um dos líderes do Oscar 2019 com 1917, Sam Mendes retorna à premiação de forma muito mais tímida. Empire of Light tem boas atuações e fotografia deslumbrante, mas tem alguns discursos vazios e equivocados. Antiquado seria a palavra que o resume.
27 – The Quiet Girl
The Quiet Girl é sensível, mas problemas de ritmo afastam a audiência que, do contrário, teria grandes possibilidades de conexão. A impressão que fica, então, é que o filme poderia se sair bem melhor se fosse um curta-metragem.
28 – RRR
Um dos grandes acertos do Oscar 2023 foi não ter comprado o hype em torno de RRR. Apesar de divertido, o longa é inchado e não traz nada de novo se comparado a outros produtos do país.
29 – Mrs. Harris Goes to Paris
Como uma versão para a terceira idade de Emily em Paris, Mrs. Harris goes to Paris é um feel good movie que cumpre seu papel. Os figurinos são realmente exuberantes e Leslie Manville está ótima. “Sessão da Tarde” competente.
30 – To Leslie
No início dos anos 2000, To Leslie talvez fizesse um sucesso considerável no Oscar. Hoje em dia, entretanto, parece apenas uma repetição de inúmeras dramas independentes lançados nas últimas duas décadas.
31 – A Fera do Mar
Bonitinho, mas ordinário, A Fera do Mar cansa em determinado momento. E o problemas é que o filme jamais consegue recuperar o brilho.
32 – Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Um dos piores filmes da Marvel conseguiu a façanha de conseguir algumas indicações ao Oscar 2023, mesmo sendo um embaraço visual e um fiasco narrativo. Com fotografia horrendamente escura e uma protagonista sem carisma, Wakanda Para Sempre é, enfim, uma vergonha.
33 – Blonde – o pior filme do Oscar 2023
Desrespeitoso com Marylin Monroe, Ana de Armas e o próprio público, Blonde é uma tortura interminável para qualquer pessoa envolvida. Equivocado em todos os aspectos (narrativos e visuais), o longa não é salvo nem pela boa atuação de Ana de Armas. Um filme tão ruim nem poderia ser permitido em categorias importantes.