Apesar dos protestos por parte dos comerciantes de Vitória da Conquista no ano passado, a Fenacouro – Feira de Malhas, Couro e Variedades retorna a Vitória da Conquista (BA), de 1º a 16 de junho, aproveitando o movimento do Dia dos Namorados e São João. Agora a Feira itinerante está em novo endereço, na avenida Juracy Magalhães, em frente ao Hotel Ibis. O espaço conta com amplo estacionamento. Em sua 30ª edição o evento promete apresentar o melhor da moda inverno a preços menores que os do comércio local. A feira funcionará diariamente das 15h às 23h.
A Fenacouro, que é voltada para o atacado e varejo, contará com mais de 50 estandes com uma grande variedade de produtos, como calçados, bolsas, acessórios, pijamas, artigos de beleza e decoração, que se destacam pela qualidade e preços de fábrica. Haverá opções para os públicos adulto e infantil.
“Esperamos que a Fenacouro repita o sucesso das edições anteriores. Por ser tradicional e realizada de duas a três edições por ano na cidade, a população já fica aguardando a feira. Vitória da Conquista sempre nos recebeu muito bem”, diz o diretor da feira, Willian Martins.
Segundo o empresário, a Fenacouro contribui na movimentação da economia local das cidades por onde passa. “Para cada edição, nós contratamos dezenas de pessoas, ou seja, geramos empregos de forma direta ou indireta. Muitos são moradores dos próprios municípios que sediam a feira. Já os expositores e pessoas vindas de fora e fazem parte do processo usufruem da hotelaria, restaurantes, serviços de transporte e outros segmentos do comércio”, explica.
Moda
Destaque também para as malhas de tricô em linha e lã. Grande parte das peças é proveniente do Sul de Minas Gerais, onde está localizado um dos maiores polos de malhas no mercado nacional. É o caso de Monte Sião, Jacutinga e Ouro Fino. Há também malharia de fabricantes de São Paulo, principalmente de Bragança Paulista e Águas de Lindóia.
Os expositores que tiverem interesse em participar da feira podem entrar em contato pelo telefone (31) 3144-9398 ou pelo e-mail:[email protected].
COMERCIANTES DE CONQUISTA PROTESTARAM NO ANO PASSADO
Em 2017, o prefeito Herzem Gusmão tentou embargar a Fenacouro sob o argumento de que a área era de preservação ambiental, mas não deu certo. Uma liminar autorizou o funcionamento. Com cartazes, apitos e muita gritaria, donos de lojas do bairro Brasil e do Centro da cidade de Vitória da Conquista, todos associados à Câmara de Dirigentes Logistas, pararam temporariamente o trânsito da Juracy Magalhães em junho do ano passado,mas também sem sucesso. Houve discussões entre os representantes dos dois lados e a direção da Fenacouro acionou a Polícia Militar para conter os ânimos dos manifestantes.
Os comerciantes acusam a Feira de evasão de divisas, não pagamento de impostos e de comercializar produtos “piratas”. A Fenacouro, por sua vez, diz que todos pagam impostos e que estão completamente em dia com todas as exigências fiscais e legais.
“Vendem produtos piratas, eles só pegam o filé, só no período natalino e junino, que é a época que nós poderíamos ganhar mais. Venham pagar aluguel caro, venha gerar renda, empregos, que serão bem-vindos, mas de maneira leal, de maneira honesta, como nós trabalhamos”, revoltou-se o empresário Gildásio Ribeiro.
E você, o que acha? Comente!