Blog do Caique Santos

Main Menu

  • Home
  • Sobre
  • Contato
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Vitória da Conquista

logo

Blog do Caique Santos

  • Home
  • Sobre
  • Contato
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Vitória da Conquista
  • Solar Coca-Cola abre vaga de emprego em Vitória da Conquista

  • Guedes é intimado pela PF e aciona Aras para não depor

  • Vitória da Conquista tem redução de 64% nas mortes violentas em 2022

  • Planos de saúde individuais têm aumento histórico

  • Uesb promove cursos gratuitos de para professores e estudantes da Educação Básica

Seca
Home›Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Poções, Guanambi, Boquira e outros municípios da Bahia

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Poções, Guanambi, Boquira e outros municípios da Bahia

By Caique Santos
20/09/2021
401
0
Compartilhar

Brasília (DF), 20/09/2021 – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em 12 municípios das Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País em decorrência de desastres naturais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20).

A maioria das cidades enfrenta o período de estiagem (quando há ausência de chuvas), principalmente na Região Nordeste. Os municípios afetados são Boquira, Cotegipe, Fátima, Guanambi, Poções e Rafael Jambeiro, na Bahia; Bertópolis, em Minas Gerais; e Três Passos, no Rio Grande do Sul.

Já as cidades de Choró e Parambu, ambas no Ceará, sentem os impactos da seca. O mesmo acontece em Cáceres, município do Mato Grosso. A seca é uma ausência de chuvas ainda mais prolongada do que a estiagem.

No Paraná, a cidade Jandaia do Sul recebeu o reconhecimento por conta de chuva de granizo. O fenômeno natural causa grandes prejuízos à agricultura, além de destruir telhados de casas e comércio. A Defesa Civil Nacional disponibilizou uma cartilha para orientar a população sobre como agir quando há ocorrência desse desastre natural.

Acesso a recursos

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Alertas

A Defesa Civil Nacional possui um sistema de alerta de desastres naturais gratuito. Qualquer cidadão pode se cadastrar, enviando um SMS com o CEP de sua residência para: 40199. Os alertas são emitidos por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). Para saber mais, acesse este link.

Comentários
Compartilhar
TagsBertópolisBoquiraCotegipeFátimaGuanambiMinistério do Desenvolvimento RegionalPoçõesRafael JambeiroSeca nordestesituação de emergênciaTrês Passos
Anterior

Órgãos de controle pedem adoção de política ...

Próximo

Abastecimento afetado em localidades rurais de Vitória ...

Caique Santos

Jornalista e radialista

Related articles More from author

  • Seca

    Seca: Governo reconhece situação de emergência em 04 municípios da Bahia

    15/09/2021
    By Caique Santos
  • SaúdeVitória da Conquista

    Covid-19: Conquista atinge o número de 600 mortos

    15/08/2021
    By Caique Santos
  • Agro

    IBGE: Barra do Choça detém 67,2% do valor da produção agrícola da microrregião de Vitória da Conquista

    09/10/2021
    By Caique Santos
  • Saúde

    Covid-19: Conquista registra 19 novos casos e 02 mortes nesta segunda-feira (30)

    30/08/2021
    By Caique Santos
  • Guanambi

    Azul pousa pela primeira vez em Guanambi e dá início a voos regulares na cidade

    20/09/2021
    By Caique Santos
  • Seca

    Brigadistas e Bombeiros conseguem conter incêndio na área da Lagoa das Bateias

    16/09/2021
    By Caique Santos

Leave a reply Cancelar resposta

FACEBOOK

Newsletter

logo

Jornalismo com responsabilidade

Contato

  • (77) 98877-6918
  • [email protected]

NOTÍCIAS RECENTES

  • Solar Coca-Cola abre vaga de emprego em Vitória da Conquista 26/05/2022
  • Guedes é intimado pela PF e aciona Aras para não depor 26/05/2022
  • Vitória da Conquista tem redução de 64% nas mortes violentas em 2022 26/05/2022
  • Planos de saúde individuais têm aumento histórico 26/05/2022
  • Uesb promove cursos gratuitos de para professores e estudantes da Educação Básica 26/05/2022

FACEBOOK

REDES SOCIAIS

Todos os Diretos Reservados

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossas notícias!

Invalid email address
Thanks for subscribing!