Blog do Caique Santos

Main Menu

  • Home
  • Sobre
  • Contato
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Vitória da Conquista

logo

Blog do Caique Santos

  • Home
  • Sobre
  • Contato
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Vitória da Conquista
  • Solar Coca-Cola abre vaga de emprego em Vitória da Conquista

  • Guedes é intimado pela PF e aciona Aras para não depor

  • Vitória da Conquista tem redução de 64% nas mortes violentas em 2022

  • Planos de saúde individuais têm aumento histórico

  • Uesb promove cursos gratuitos de para professores e estudantes da Educação Básica

Destaque
Home›Fim de semana terá Lua de Sangue “triplamente especial”

Fim de semana terá Lua de Sangue “triplamente especial”

By Caique Santos
14/05/2022
325
0
Compartilhar

Um belo e raro fenômeno enfeitará o céu entre a noite deste domingo (15), a partir das 23h27, e o início da madrugada de segunda-feira (16). Será uma Lua de Sangue “triplamente especial para o Brasil”, afirmou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional. A melhor notícia é que o evento celeste será bem visível de todas as partes do Brasil.

O evento durará pouco mais de três horas, encerrando-se às 2h55. “Mas o ponto máximo, quando a Lua estará completamente coberta pela sombra da Terra será exatamente à 1h11, no horário de Brasília”, disse Josina à Agência Brasil.

“A grande vantagem desse eclipse, que chamo de triplo total, é que, além de ser um eclipse total da lua, será totalmente visível em todo o Brasil, de Norte a Sul; de Leste a Oeste. O Brasil inteiro verá o eclipse do início ao fim, em todas suas fases, na sequência penumbral, parcial, total, e depois retornando à parcial e à penumbral”, explicou Josina.

“Outra vantagem é que a Lua estará bem alta no céu, longe do horizonte, bem fácil de ser vista. Agora é torcer para que o tempo fique bom e não atrapalhe o espetáculo”, acrescentou.

Segundo Josina, o próximo eclipse desse tipo, em que todas as etapas podem ser apreciadas de qualquer região, só ocorrerá em junho de 2029, entre os dias 25 e 26. “Até lá, teremos vários eclipses parciais”, tranquilizou a astrônoma.

Além do Brasil, terão o privilégio de observar a Lua de Sangue triplamente especial os demais países da América do Sul e da América Central. O fenômeno também será visível em parte da América do Norte, da Europa e da África.

Os eclipses lunares ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. “Quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso – no caso, a Terra –, ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. Quando totalmente escura, sem nenhuma luminosidade, essa sombra é a umbra; quando recebe luz em alguns pontos, a sombra, um pouco mais clara, é a penumbra.

“Quando a Lua entra na sombra da penumbra, começa o eclipse penumbral; quando está totalmente na penumbra, é o eclipse penumbral. Quando começa a entrar na umbra, é o eclipse parcial. Quando a lua está totalmente mergulhada na umbra, é o eclipse total, e ela toma uma cor avermelhada belíssima. Por isso é chamada de Lua de Sangue”, detalhou a astrônoma do Observatório Nacional.

Fonte: Agência Brasil

Comentários
Compartilhar
Anterior

Estudantes de Vitória da Conquista são beneficiadas ...

Próximo

Congresso prorroga MP que amplia margem do ...

Caique Santos

Jornalista e radialista

Related articles More from author

  • DestaqueVitória da Conquista

    Vitória da Conquista e cidades da Chapada Diamantina finalizam importante Projeto de fomento ao Turismo

    30/03/2022
    By Caique Santos
  • AcidenteDestaque

    Colisão entre ônibus de romeiros e caminhão deixa 03 mortos no trecho Caetité e Igaporã

    15/11/2021
    By Caique Santos
  • Ação SocialDestaquePolíticaVitória da Conquista

    Conquista: Dia de Combate à Intolerância Religiosa terá programação nesta quinta (19)

    19/01/2022
    By Caique Santos
  • DestaqueTrânsito

    Bolsonaro sanciona lei que evita que carros sejam guinchados em blitz

    16/11/2021
    By Caique Santos
  • DestaqueObras

    Autorizado início das obras de recuperação de mais de 100 quilômetros da BA-001, em Ilhéus

    16/11/2021
    By Caique Santos
  • DestaqueVitória da Conquista

    Saque emergencial do FGTS para quem teve imóveis danificados pelas chuvas pode ser solicitado até 25 de fevereiro

    28/01/2022
    By Caique Santos

Leave a reply Cancelar resposta

Newsletter

BCS nas redes sociais – SIGA

logo

Jornalismo com responsabilidade

Contato

  • (77) 98877-6918
  • [email protected]

NOTÍCIAS RECENTES

  • Solar Coca-Cola abre vaga de emprego em Vitória da Conquista 26/05/2022
  • Guedes é intimado pela PF e aciona Aras para não depor 26/05/2022
  • Vitória da Conquista tem redução de 64% nas mortes violentas em 2022 26/05/2022
  • Planos de saúde individuais têm aumento histórico 26/05/2022
  • Uesb promove cursos gratuitos de para professores e estudantes da Educação Básica 26/05/2022

FACEBOOK

REDES SOCIAIS

Todos os Diretos Reservados

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossas notícias!

Invalid email address
Thanks for subscribing!