HGVC realiza implante de músculo em paciente, procedimento inédito na Bahia
As equipes de Neurocirurgia e Cirurgia Ortopédica do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) implantaram um músculo no braço de um paciente. A intervenção cirúrgica foi inédita na Bahia, antes disso, apenas duas capitais do Nordeste, Recife e Fortaleza, notificaram o procedimento. A cirurgia tem o valor médio de 40 mil reais e foi completamente custeada pelo SUS.
Há cerca de um ano, o paciente, de 26 anos, sofreu uma lesão grave devido a um acidente de motocicleta. As opções de tratamento disponíveis até então, não ofereciam uma recuperação satisfatória para a condição do paciente. Por conta do tempo desde a lesão, houve atrofia total da musculatura do braço, e por isso, a única forma possível de restabelecer parcialmente a função do membro, foi realizar um implante do músculo grácil, localizado na parte interior da coxa, para o braço
A cirurgia teve duração de seis horas e o paciente apresentou uma ótima evolução. Os médicos enfatizam que é necessário ainda um longo período de reabilitação para desenvolver toda a potencialidade do músculo implantado no braço.
De acordo com os médicos responsáveis, Albercio Brito, ortopedista especialista em cirurgia de mão, e o neurocirurgião Iogo Henrique, “a complexidade do procedimento consiste em realizar a nova conexão dos vasos sanguíneos e nervos do músculo usado, pois esses vasos são menores de um milímetro. A escolha do músculo para ser transferido precisa ser um compatível com o lugar e função onde será implantado e não ser funcionalmente importante para que não deixe limitações no membro de onde foi retirado”, apontam os médicos.