‘November Rain’: Erasmo Carlos é escalado pra completar a banda ‘tremendona’ do céu
Erasmo Carlos partiu neste 22 de novembro de 2022. Lenda da Jovem Guarda, faleceu aos 81 anos nesta terça-feira (22/11). Também fez sucesso no cinema — como ator e como tema de longas-metragens. Nosso ‘tremendão’, nosso ‘Roberto Carlos’ um pouco mais ácido. Esse novembro, chuvoso, deixa no caldo que as águas do céu lavam, um rastro de melancolia e reflexão.
Perdemos em menos de 30 dias, artistas brasileiros que não só fizeram parte da nossa formação cultural, da noção básica do que é a boa música, como figuraram em momentos inesquecíveis de nossas vidas, que parece mostrar as garras de sua brevidade com essas partidas.
Enquanto escrevo estas “mal traçadas linhas”, lembrei da inesquecível parceria entre Erasmo e Renato Russo, outro ícone que faz muita falta e que muito nos ensinou sobre a simplicidade de cantar palavras de sentimento.
Ah, lembrei também da coragem de Erasmo em gravar “Dá um Close Nela”, uma “ode” dedicada a primeira transexual famosa do Brasil, Roberta Close, em um país declaradamente proconceituoso na década de 80 e que continua do mesmo jeito.
Confesso que ainda até hoje não vi “Minha Fama de Mau (2019)”, cinebiografia do nosso roqueiro.
Não li ainda o que Roberto Carlos disse ou dirá sobre seu “Paul McCartney”, seu partner, que foi a pedra fudamental na estrada de seu sucesso e no seu trono de Rei.
Poderia falar muito aqui sobre nossos ídolos que se foram neste novembro chuvoso. Poderia fazer alguma ligação entre o momento de desunião do país e tentar achar algum sinal disso. Prefiro não. Acho que você, se estiver ainda lendo esse texto, deve saber ou saberá.
O “November Rain” do título desse pequeno e singelo texto é sim uma referência ao clássico da banda americana Guns n´Roses. Sei lá o porquê. Talvez se você ouvir a música e reler o texto, possa entender. Ou não.
*Dedico esse texto a Gal Costa, Erasmo Carlos, “Sargento Pincel dos Trapalhões” (Roberto Guilherme), O ator Jason David Frank, que interpretou o personagem Tommy Oliver, o Ranger Verde de “Power Rangers”, o vocalista do Nazareth ( Dan McCafferty) e Pablo Milanês.