‘O que vocês me orientam?’, pergunta PRF a manifestantes que fecharam via

Um vídeo que circula mostra um PRF identificado como Ricardo Torres, falando a manifestantes que fecharam com caminhões uma rodovia na cidade de Blumenau, em Santa Catarina: “O que é que eu faço da vida? O que vocês me orientam para a gente interagir e encontrar a melhor solução, para que a gente consiga não sair com ninguém machucado, ninguém preso, ou que prejudique o meu trabalho”.
O policial prossegue: “A manifestação vai continuar com vocês e nós, os dois servidores que estamos aqui, vamos monitorar e informar às nossas chefias que é a nossa missão. Mas, em nenhum momento… já assumi o compromisso aqui e reitero com todos vocês, nós chegaremos para atritar ou chegaremos para enfrentar os senhores, que são patrões nossos enquanto servidores públicos”. Nesse momento, ele é aplaudido.
O MPF cobrou nesta tarde ações por parte da PRF.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) decidiram fechar, preventivamente, a Esplanada dos Ministérios após uma suspeita de que caminhoneiros bolsonaristas estariam planejando invadir a área central para protestar contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidente.
Ao todo, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, há pelo menos 136 protestos em 18 estados e no Distrito Federal, interrompendo o fluxo total ou parcial das estradas. Os manifestantes disseram que ficarão parados por 72h, no aguardo de uma intervenção militar para evitar a posse do presidente eleito Lula. O estado com maior número de bloqueios é Santa Catarina, com 37.