Na tarde desta terça-feira (23), moradores das localidades do Pradoso e do Baixão realizaram uma manifestação na BA-262, Km 320, em Vitória da Conquista.
O protesto, registrado por volta das 16h, teve como principais reivindicações melhorias no abastecimento de água e no transporte público.
Durante o ato, a rodovia chegou a ser obstruída com pneus e vegetação em chamas, o que exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros, responsável por apagar o fogo e liberar a pista.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) acompanhou a manifestação, dialogou com os organizadores e avaliou os riscos decorrentes da interdição da via. Após a negociação, os manifestantes decidiram encerrar o bloqueio, permitindo a normalização do tráfego.
O protesto transcorreu sem registro de confrontos.
Em nota, a Embasa informou que o abastecimento da localidade de Baixão tem ocorrido com interrupções em alguns períodos devido à redução temporária de 15% no volume de água no sistema de Vitória da Conquista para reparo de uma adutora. A previsão é que o reparo seja concluído na sexta-feira, quando o volume de água irá retornar ao habitual.
A Embasa ressaltou ainda que está realizando uma importante obra de ampliação do sistema de abastecimento de Vitoria da Conquista, que irá resultar num aumento de mais de 30% do volume de água para o sistema, assegurando maior regularidade para o abastecimento quando estiver concluída.